Bibliotecas

Os alunos do PPGEC têm acesso ao Sistema Integrado de Bibliotecas da Ufes (SIB). O Sistema Integrado de Bibliotecas da UFES (SIB-UFES) é composto por 9 (nove) unidades de informação, dispostas nos 4 (quatro) campi da Universidade. O SIB/UFES é coordenado pela Biblioteca Central e tem como objetivo o suprimento técnico das demandas de informações necessárias às atividades de Ensino, Pesquisa, Extensão e de Administração da Ufes. O Sistema se mantém em constante processo de atualização para que sejam providas informações atuais e adequadas às necessidades institucionais.
Conforme as demandas de aquisição de obras bibliográficas e por meio da Política de Desenvolvimento de Coleções, o SIB busca atualizar o acervo bibliográfico de acordo com as necessidades encaminhadas pelos cursos de graduação e pós-graduação, uma vez recebidas são tratadas pela equipe técnica da Biblioteca e validadas junto ao Núcleo Docente Estruturante (NDE) para viabilizar a aquisição.

O sistema informatizado para gestão do acervo é Pergamum, fornecido pela Pontifícia Universidade do Paraná (PUC-PR), a qual interliga os acervos de todas as unidades do SIB. O SIB/UFES está informatizado com mais de uma centena de computadores ligados à internet. Tem-se participado ativamente do PORTAL DE PERIÓDICOS DA CAPES, que se constitui num valiosíssimo instrumento para o desenvolvimento dos trabalhos de pesquisa, particularmente nos Cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu. O SIB/UFES faz parte das seguintes redes: PERGAMUM, BIREME, COMUT, BIBLIODATA, REBAP, REBAE, CCN, ISTEC.

A UFES, por meio de sua rede IP interna, tem acesso irrestrito ao portal de periódicos da CAPES, que se constitui atualmente no mecanismo mais importante para a pesquisa no PPGEC, como em todas as instituições de pesquisa do governo federal. Os pesquisadores da UFES também podem ter acesso fora da rede da UFES através do SAR - Serviço de Acesso Remoto ao Portal de Periódicos da CAPES, que foi criado em final de 2008 através da parceria entre a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), o Núcleo de Processamento de Dados (NPD) e a Biblioteca Central.

Em 2006 foi criada a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFES que disponibiliza, na íntegra, o conteúdo das teses e dissertações defendidas nos cursos de Pós-Graduação stricto sensu da UFES, e está integrada à BDTD Nacional, mantida pelo IBICT. Esta BDTD atende à Portaria N° 13, de 15 de fevereiro de 2006, da CAPES, que exige a entrega de Teses e Dissertações em meios impresso e eletrônico e sua disponibilização na internet.

Os alunos do PPGEC utilizam a Biblioteca Central e a Biblioteca Setorial Tecnológica. Ressalta-se que 54,6% do acervo e 61,7% dos exemplares do SIB/UFES se encontram guardados na Biblioteca Central. No último quadriênio, realizou-se o investimento de quase 3.000.000,00 (três milhões de reais) que proporcionou mudança significativa no ambiente da Biblioteca Central, que passou a contar com mais de 800 assentos, mesas com caixa elétrica para conexão de equipamentos eletrônicos, como notebooks, tabletes, celulares e outros. No que se refere à acessibilidade, procedeu-se a ambientação de espaço voltado à promoção de atendimento e à formação de pessoas com deficiência, por meio de equipamentos de tecnologia assertiva. Houve diversas mudanças no espaço interno e externo da Biblioteca de forma que as barreiras arquitetônicas, próprias dos edifícios antigos fossem eliminadas, permitindo o acesso às várias dependências do prédio a todas as pessoas, especialmente, aquelas com necessidades especiais.

A Biblioteca Setorial Tecnológica localizada no Campus Universitário de Goiabeiras possui um acervo específico de aproximadamente 3.548 exemplares e 1.909 títulos de livros, 652 periódicos e 587 títulos de dissertações e teses.

Desde 2010, o PPGEC vem atualizando e disponibilizando, no formato digital, todas as dissertações defendidas para a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Ufes e para a Biblioteca Setorial do Centro Tecnológico. Na página do PPGEC, as dissertações encontram-se disponíveis para download. As dissertações também estão disponíveis no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES.

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910