Disciplina de Estágio Supervisionado

A Disciplina

Compreende uma das disciplinas obrigatórias do curso, com carga horária de 300 h. 

No início do semestre letivo o aluno que atender os critérios para a matrícula deve procurar um professor orientador para início do acompanhamento.

A matrícula na disciplina de Estágio Supervisionado é realizada pelo colegiado do curso somente na “terceira etapa”, quando o semestre já avançou algumas semanas. Entretanto, como qualquer outra disciplina, a disciplina de estágio supervisionado deve iniciar no início do semestre letivo, para que se cumpra sua carga horária de 300 horas (verifique as datas limites na aba "Termo de Compromisso de Estágio").

Matrícula na disciplina de estágio supervisionado Semestre EARTE 2021/2

O aluno deve encaminhar para o colegiado do curso via e-mail (engenhariacivil [at] ufes.br), os seguintes documentos:

  1. Plano de Atividades para Estágio Obrigatório preenchido (se possível de forma digital, por meio de editor de pdf) e com todas as assinaturas, aluno, supervisor do estágio e professor orientador (orientador pode assinar digitalmente), com nome do arquivo: PA_Obr_nomedoaluno.
  2. Contrato de Estágio (TCE) assinado por todas as partes (já aprovado pela Prograd) ou em processo de aprovação, com previsão de no mínimo 300 h de estágio durante o semestre letivo.
  3. Termo de Responsabilidade da Concedente, preenchido e assinado pelo pelo profissional supervisor (o modelo está disponibilizado abaixo). 
  4. Em caso de necessidade de quebra de pré-requisito, encaminhar o Formulário aprovado (assinado pela coordenação de estágio).

O título do e-mail deverá ser MATRÍCULA ESTÁGIO SUPERVISIONADO e deverá constar as seguintes informações:

  • Nome do aluno;
  • Número de Matrícula;
  • Nome do orientador;
  • Nº da turma do orientador.

A data limite para solicitação de matrícula em Estágio Supervisionado no Semestre EARTE 2021/2 é 10 de dezembro de 2021.

 

Acompanhamento e Conclusão da disciplina de Estágio Supervisionado

Durante a realização do estágio supervisionado, o professor orientador estipulará a forma de acompanhamento das atividades de estágio do aluno.

Ao final do semestre letivo, obrigatoriamente, o aluno deverá apresentar ao supervisor e ao professor orientador o Relatório de Atividades de Estágio Obrigatório.

Deve também, juntamente com o professor orientador, solicitar ao supervisor de estágio o preenchimento da Ficha de Avaliação do Supervisor.

Com base no Relatório e na Ficha de Avaliação do Supervisor, além do acompanhamento realizado durante o semestre, o professor orientador preencherá a Ficha de Avaliação do Professor e atribuirá a nota final obtida pelo aluno na disciplina.

 

Observações:

a) Utilize o Adobe ou algum outro leitor de PDF para abrir os formulários e poder digitar. Quando aberto em alguns navegadores essa opção não aparece.

b) Toda a documentação deverá ser enviada na forma de arquivo digitalizado/digital, no formato “PDF”, legível e de boa qualidade, com no máximo 5 Megabytes.

 

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910