Instruções ao Professor Orientador

Professor, quando o aluno procurá-lo para ser seu orientador na disciplina de Estágio Supervisionado Obrigatório, fique atento aos pontos listados abaixo.

Sobre a documentação inicial:

Caso o aluno solicite a sua assinatura no Termo de Compromisso de Estágio Obrigatório, o professor deve, primeiramente, observar se o aluno está cumprindo as normas de estágio (ver aba Normas e Legislação) e as instruções passadas pelo colegiado (ver aba Estágio Não Obrigatório), destacando-se:

a) Estágio Obrigatório é permitido aos alunos que tenham concluído integralmente os 6 (seis) primeiros semestres do curso (para quebra de pré-requisito o aluno deve consultar a coordenação de estágio do curso).

b) O aluno deve cumprir a Carga Horária da disciplina de Estágio que compreende, no mínimo, 300 h de estágio.

Se preferir, a assinatura do TCE Obrigatório pode ser feita também pelo coordenador de estágio do curso.

O professor deve auxiliar o aluno no preenchimento do Plano de Atividades de Estágio Obrigatório. O Plano é definido na Resolução Nº. 01/2021 CCEC e é necessário para solicitação da matrícula, sendo também a autorização do professor para o aluno se matricular na sua turma da disciplina de estágio supervisionado.

O TCE e o Plano de atividades devem ser assinados pelo aluno, supervisor de estágio e, por último, pelo professor, que pode assinar digitalmente (via Lepisma). Caso o TCE já esteja assinado e aprovado pela coordenação de estágio do curso e pela Prograd, basta conferir se o período de estágio do TCE cumprirá a carga horária da disciplina.

Observação: para cumprimento da disciplina de estágio supervisionado obrigatório poderá ser aceito TCE Não Obrigatório, que já esteja em andamento. Para isso, o aluno deve solicitar autorização prévia da coordenação de estágio do curso.

Acompanhamento e avaliação do estágio:

A metodologia de acompanhamento do estagiário ao longo do semestre é definido pelo professor.

Conforme Resolução Nº. 01/2021 CCEC, próximo ao final do semestre letivo, o professor deve solicitar diretamente, ou por meio do aluno, que o supervisor do estágio preencha a Ficha de Avaliação do Supervisor.

Deve também solicitar ao aluno a redação do Relatório de Atividades de Estágio Obrigatório, que deve ser entregue ao final do semestre, de forma a completar a avaliação pelo professor do estágio realizado.

Ao final, o professor deverá preencher a Ficha de Avaliação do Professor para atribuição da situação e nota final do aluno na disciplina de estágio supervisionado.

Não é preciso encaminhar as Fichas de Avaliação e Relatório para o colegiado.

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910