Estágio Não Obrigatório

Informações iniciais

O Estágio Supervisionado Não Obrigatório é previsto no Projeto Pedagógico do Curso e é considerado Atividade Complementar.

Importante: neste período EARTE toda documentação referente à estágio é enviada pelo colegiado do curso, via Lepisma, para o Setor de Estágios da Prograd.

Para formalização e início da atividade de estágio obrigatório o estudante deverá ter, necessariamente, concluído integralmente os 3 (três) primeiros semestres do curso e deve apresentar coeficiente de rendimento CR maior ou igual a 5,0 (cinco).

Não deve haver conflito entre horário de estágio e horário das disciplinas matriculadas; não é permitido ultrapassar a carga horária de 6 h diárias de estágio. Para demais regras de carga horária semanal verificar a aba Normas e Legislação.

Procedimento e documentação no Período Earte

Para regularização da atividade é necessária a assinatura do TCE Não Obrigatório e o Plano de Atividades de Estágio Não Obrigatório (modelo do colegiado). A formalização do TCE Não Obrigatório deverá ser solicitada exclusivamente por e-mail ao colegiado do curso.

Leia atentamente as orientações a seguir!

1) O(A) aluno(a) deverá preencher o TCE Não Obrigatório digitalmente. Não serão aceitos termos manuscritos. Todos os campos devem ser preenchidos:

a) Os dados da concedente, do(a) aluno(a), do convênio e do seguro de vida/acidentes (que deve ser fornecido Concedente, verifique aba “Seguro Obrigatório”);

b) O nome, cargo, formação e telefone do profissional supervisor, bem como o local do estágio;

c) O início/término do estágio, bem como horário (dias da semana e horário, deixando claro o intervalo de almoço, caso aconteça), duração em meses, carga horária semanal e data da entrega do relatório. Não é aceito data de início retroativa, não é aceito qualquer conflito de horário (intervalo mínimo entre estágio e aula de 10 min), não é permitido mais de 6 h de estágio em um dia durante o semestre letivo.

Obs.: quando o estágio é iniciado entre semestres letivos, antes da matrícula (ainda não tem a nova grade de horários e está sem matrícula em disciplina), deve-se encaminhar, junto com os demais documentos, o "Termo de Responsabilidade" em que deve assinalar no Campo referente à Estágio Não Obrigatório os três primeiros itens. 

d) As atividades previstas para o estágio.

OBS: Termos de agente de integração ou outros modelos são aceitos, desde que constem essas informações e sigam as mesmas orientações de envio, como o TCE padrão. Alguns são complementados por plano de trabalho (quando for o caso, providenciar o preenchimento digital e assinatura, adequadamente).

2) O aluno deverá também preencher o Plano de Atividades de Estágio Não Obrigatório (PA_NO), se possível, digitalmente (usar um editor de pdf).

3) Preenchidos corretamente, o TCE_NO e o PA_NO deverão ser assinado pelo o(a) aluno(a) e assinado/carimbado pela Unidade Concedente. O estudante poderá assinar os documentos através do sistema Lepisma, com utilização do Login Ufes, na ferramenta Utilitários - Assinar Arquivos OU imprimir, assinar e escanear.

4) Em seguida, o(a) aluno(a) digitalizará os documentos em “PDF”, nomeando-os conforme o seguintes: TCE_NO_nomedoaluno; PA_NO_Nomedoaluno.

5) A formalização do estágio deverá ser requerida exclusivamente pelo(a) aluno(a) através do e-mail: engenhariacivil [at] ufes.br (não são aceitas solicitações realizadas pela concedente do estágio). O e-mail deve conter o seguinte assunto: Estágio – TCE Não Obrigatório - nome do aluno. No corpo do e-mail adicionar: nome; matrícula; período. Atenção: enviar apenas para o e-mail indicado!

6) O colegiado encaminhará o TCE_NO e o PA_NO para o professor coordenador de estágio do curso para análise e assinatura. Na sequência, o contrato será enviado pela secretaria do colegiado via Lepisma para a Prograd, o número do documento gerado será enviado para o e-mail do aluno. A Prograd fará a análise e aprovação final.

Atenção! É obrigatório a leitura da aba Instruções aos alunos – Lepisma

 

Finalização do estágio

Para formalizar o final do estágio o aluno deverá encaminhar o Termo de Rescisão de Estágio (ver aba Termo Aditivo e Termo de Rescisão). Após, poderá solicitar à Prograd o Certificado.

 

Observações:

a) Utilize o Adobe ou algum outro leitor de PDF para abrir os formulários e poder digitar. Quando aberto em alguns navegadores essa opção não aparece.

b) Toda a documentação deverá ser enviada na forma de arquivo digitalizado/digital, no formato “PDF”, legível e de boa qualidade, com no máximo 5 Megabytes.

 

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910