Laboratórios

Em relação à infraestrutura, o PPGEC conta com 7 (sete) laboratórios para o desenvolvimento de pesquisas técnica e científicas, a saber:

I - Laboratório de Geotecnia e Pavimentação (LABGEOPAV)
O LABGEOPAV é utilizado em pesquisas relacionadas às seguintes linhas de pesquisa do PPGEC: Utilização de resíduos e subprodutos industriais como materiais de construção, Caracterização Reológica de Materiais de Construção, Fundações e obras de Terra e Geotecnia Experimental. Neste laboratório tem sido desenvolvidos trabalhos nas seguintes temáticas: Solos não Saturados; Aproveitamento de resíduos; Pavimentação; Resistência não drenada de solos; Solos moles; Ensaios geotécnicos de campo; Permeabilidade em solos.
O LABGEOPAV possui uma área total cerca de 400 m², os quais estão divididos em um espaço dedicado a ensaios específicos para área de pavimentação e equipamentos para ensaios de campo, e um segundo espaço para realização de ensaios de caracterização, resistência, fluxo e compressibilidade de solos, além de salas para professores e uma sala de aula com capacidade para 30 alunos.
Alguns dos equipamentos deste laboratório foram adquiridos com financiamento FINEP e CNPq. Nos últimos anos foram adquiridos via projeto casadinho parceria entre a UFES e a Pontifícia Universidade do Rio de Janeiro (PUC-RIO) alguns equipamentos e por meio de edital CAPES Pró-equipamentos 2013 foram adquiridos diversos outros equipamentos mais modernos de caracterização de materiais. Além disso, parcerias com centros de pesquisa regionais têm contribuído para aquisição de novos equipamentos.
Dentre os equipamentos alocados no LABGEOPAV, podem ser enumerados:
• Equipamento triaxial dinâmico;
• Prensas de adensamento servocontroladas;
• Reômetro de cisalhamento dinâmico;
• Equipamentos para avaliação de microrevestimento (LWT, WTAT);
• Compactador giratório Superpave;
• Compactores de solos e misturas asfálticas por impacto (CBR e Marshal)
• Equipamentos para ensaios geotécnicos (Casagrande, MCT, conjunto de peneiras, entre outros);
• Prensa para ensaio de ISC, Estabilidade e Fluência Marshall e Resistência à Tração por Compressão Diametral;
• Equipamentos para avaliação e classificação de ligantes asfálticos (penetrômetro, ensaios de anel e bola, ductilômetro, viscosímetro Saybolt-Furol);
Além das pesquisas relacionadas ao PPGEC, as instalações do laboratório são utilizadas por cerca de 120 alunos a cada semestre para aulas de mestrado e graduação, práticas e expositivas.

II - Laboratório de Estrutura (LEST)
O laboratório de estruturas LEST é utilizado em pesquisas relacionadas às seguintes linhas de pesquisa do PPGEC: Estruturas Mistas de Aço e Concreto e Construção sustentável e arquitetura sustentável. Neste laboratório tem sido desenvolvidos trabalhos nas seguintes temáticas: Lajes mistas de aço e concreto; sistemas construtivos em compósito termoplástico, perfis de aço de chapa dobrada.
O LEST trata-se de uma edificação com 264 m² de área construída que tem como função principal propiciar a realização de experimentos em estruturas em escala real. O laboratório foi projetado para tal finalidade contando com uma laje de piso capaz de suportar 1,5 t/m² de sobrecarga. As instalações do LEST podem ser utilizadas em atividades de ensino, pesquisa e extensão. O LEST possui área para execução de ensaios e uma sala de estudos destinada aos alunos de graduação e pós-graduação envolvidos com pesquisa experimental. Equipamentos de menor porte são alocados na sala de estudos. Dentre os equipamentos alocados no LEST, podem ser enumerados:
• Pórtico de reação em perfis de aço. O pórtico permite a modulação de diferentes vãos conforme a disposição dos pilares e vigas;
• Sistema de aquisição de dados ADS2002-IP-B-5 da LYNX Tecnologia Eletrônica LTDA constituído por: 3 (três) condicionadores AI2164, cada um com 16 canais. Adquirido por meio do edital Pró-Equipamentos de 2014;
• Sistemas de aplicação de força: 1 conjunto de atuador hidráulico de capacidade 100t mais bomba manual, 2 conjuntos de atuadores hidráulicos capacidade 25t curso mais bomba elétrica e 1 conjunto de atuador hidráulico capacidade de 20t mais bomba manual. Adquiridos por meio dos editais Pró-Equipamentos 2013 e 2014;
• Medidores de força e deslocamento: células de carga compressão/tração, acelerômetros e transdutores de deslocamento. Adquiridos por meio do edital Pró-Equipamentos 2014 e Edital Fapes/ArcelorMittal Nº 05/2018.

III - Laboratório de Materiais de Construção (LEMAC)
O Laboratório de Materiais de Construção (LEMAC) é utilizado em pesquisas relacionadas às seguintes linhas de pesquisa do PPGEC: Concretos e argamassas, Desempenho e avaliação da sustentabilidade no ciclo de vida de edificações, Caracterização Reológica de Materiais de Construção e Construção sustentável e arquitetura sustentável e Estruturas Mistas de Aço e Concreto.
O Laboratório de ensaios de materiais de construção foi criado em 1967. Suas instalações e seus recursos humanos são utilizados em disciplinas obrigatórias da graduação em Engenharia Civil, Engenharia Mecânica e Arquitetura e Urbanismo. Além disso, provê apoio a dissertações e teses dos programas de Pós-Graduação em Engenharia Civil, Engenharia Mecânica e em Engenharia Ambiental.
Dentre os equipamentos alocados no LEMAC, podem ser enumerados:
• Prensa Universal Amsler, capacidade à compressão, tração e flexão: 50 t;
• Prensa Universal EMIC. Capacidade do barramento principal: tração, compressão e flexão: 30 t. Capacidade do barramento acessório: compressão: 300 t;
• Equipamentos de análise de durabilidade;
• Equipamento de análise de perícias de engenharia;
• Estufas, muflas, peneiradores, trituradores, moinhos, dentre outros.
O LEMAC também apresenta expressiva contribuição em ações de extensão voltadas para prestação de serviços tecnológicos. Seja na área de realização de ensaios em materiais de construção, na área de consultoria técnica em construção civil, assessoria em projetos e implementação de ações voltadas para o desenvolvimento do setor da construção civil. Empresas do ramo da construção civil, como construtoras, incorporadoras, concreteiras, cimenteiras, entre outras, sistematicamente desenvolvem trabalhos em parceria com o LEMAC.

IV - Laboratório de Planejamento e Projetos (LPP)
O Laboratório de Planejamento e Projetos (LPP) é utilizado em pesquisas relacionadas à seguinte linha de pesquisa do PPGEC: Construção sustentável e arquitetura sustentável. O LPP/UFES desenvolve pesquisas vinculadas ao Programa Antártico Brasileiro através do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Antártica de Pesquisas Ambientas (INCT-APA); ao Programa Arquipélago de São Pedro e São Paulo (PROARQUIPÉLAGO); e ao Programa Pró Trindade, todos com estreita relação com a Marinha do Brasil e como Ministério do Meio Ambiente. No âmbito da Ufes, além de atender ao PPGEC, o Laboratório desenvolve atividades vinculadas aos programas de pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPGAU) e em Engenharia Ambiental (PPGEA).
Internacionalmente, o LPP possui vínculo com o Curso de Doutorado da Universidad del Bio Bio no Chile e com o Centro de Cooperación y Desarrollo Territorial (CeCodet) da Universidad de Oviedo, na Espanha. Especificamente em 2014, foram estreitadas as relações com a Universidade do Minho, especialmente com o Centre for Territory, Environment and Construction (CTAC), destacando-se ainda que o LPP/UFES tem concentrado esforços nas pesquisas relacionadas ao conforto (térmico, acústico, luminoso) e aos aspectos da sustentabilidade na arquitetura e urbanismo.
O LPP/UFES conta com ampla infraestrutura de informática (16 computadores de mesa, 2 laptops, 2 scanner, 2 impressoras, 1 plotter, 1 datashow) e equipamentos específicos da área de conforto e de medições em campo (1 anemômetro térmico, 2 GPS, 3 máquinas fotográficas, 2 medidores de pressão sonora, 2 trenas eletrônicas, 12 Registradores de Temperatura e Umidade Relativa).

V - Laboratório de Engenharia Simultânea e BIM (LABESBIM)
O Laboratório de Engenharia Simultânea e BIM (LABESBIM) é utilizado em pesquisas relacionadas à seguinte linha de pesquisa do PPGEC: Desempenho e avaliação da sustentabilidade do ciclo de vida. Neste laboratório tem sido desenvolvidos trabalhos nas seguintes temáticas: Avaliação do Ciclo de Vida Energético de Edificações. Estabelece-se nesse momento uma interface entre os programas da plataforma BIM e a metodologia de Avaliação de Ciclo de Vida.
O LABSBIM tem o objetivo de promover pesquisas científicas e desenvolver projetos sobre Building Information Modeling (BIM) e Engenharia Simultânea, disseminando o conhecimento sobre processos construtivos guiados por plataformas e simulações virtuais dentro da Universidade. Além disso, busca conectar a Universidade a outras instituições de ensino, órgãos e profissionais da indústria da construção civil.
Este laboratório iniciou suas atividades em 2015 e conta com uma sala específica com 6 computadores e demais equipamentos de informática.

VI – Laboratório de Modelagem Matemática e Meta-heurística aplicadas à Engenharia de Produção (LAMMEP)
O Laboratório de Modelagem Matemática e Meta-heurística aplicadas à Engenharia de Produção (LAMMEP) é utilizado em pesquisas relacionadas à seguinte linha de pesquisa do PPGEC: Planejamento e Operação de Transportes. Neste laboratório tem sido desenvolvidos trabalhos na seguinte temática: Modelagem matemática e meta-heurísticas aplicada a resolução de problemas na área de Engenharia de Produção, sobretudo, nas áreas de logística e transportes. Também são desenvolvidas pesquisas que analisam o impacto ambiental dos sistemas de transporte utilizando técnicas matemáticas. Uma outra área de pesquisa conduzida no laboratório é a predição de eventos futuros (falhas) utilizando redes neurais e estatística inferencial.
Destaca-se entre os equipamentos de informática dois computadores de alta performance, um com um processador Xeon dual Core (10 núcleos cada) e 64 GB de memória RAM e, outro, Xeon dual Core (12 núcleos) e 128GB de memória RAM. Ambos utilizados para processamento matemático pesado permitindo a evolução das pesquisas realizadas.
O laboratório tem uma rede de pesquisa nacional entre a UFES-Alegre, UFES-São Mateus, IFES-Serra, IFES-Cariacica e UFRJ/COPPE/Programa de Engenharia de Transportes.

VII – Laboratório de Mecânica Computacional do NEXEM
O Laboratório de Mecânica Computacional do NEXEM é utilizado em pesquisas relacionadas às seguintes linhas de pesquisa do PPGEC: Estruturas de aço e mistas de aço e concreto, Estruturas de concreto armado e protendido e Mecânica dos sólidos e métodos numéricos. É um laboratório voltado para pesquisa na área de mecânica computacional aplicada a Estruturas.
O edifício do NEXEM foi inaugurado em 2002 e possui dois pavimentos, sendo no primeiro piso um laboratório de informática e um miniauditório com capacidade para 30 alunos onde são ministradas as aulas da área de estruturas do PPGEC e as qualificações e defesas do mestrado. No pavimento superior tem-se duas salas de professores da área de estruturas do departamento de engenharia civil. Possui atualmente 16 computadores modernos em seu laboratório de informática.

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910