Autoavaliação

Nos últimos anos, a CAPES vem percebendo a necessidade de ampliar o foco do processo de avaliação. A autoavaliação surge como uma complementação ao atual sistema de avaliação externa post-facto, possibilitando a agregação de subsídios para a melhoria da qualidade dos Programas de Pós-graduação de forma participativa, dinâmica e ativa.

A autoavaliação é um processo avaliativo conceituado e autogerido pela comunidade acadêmica, muitas vezes chamado de avaliação interna. Envolve a participação de distintos atores da academia ou externos a ela (docentes, discentes, egressos, técnicos e outros), nos níveis hierárquicos diversos, dos estratégicos aos mais operacionais.

Uma proposta de autoavaliação foi elaborada pela Comissão de Autoavaliação do PPGEC, que inclui objetivos, estratégias de abordagem, método (indicadores, técnicas, instrumentos, formas de análise e critérios de avaliação, frequência de coleta de dados), equipe de implementação e responsabilidades, recursos necessários, cronograma, formas de disseminação e monitoramento dos resultados e inserção da autoavaliação na proposta do programa.

Para elaboração da proposta foram realizadas reuniões periódicas da Comissão de Autoavaliação do PPGEC, ao longo do segundo semestre de 2020.
 

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