Apresentação

Bem-vindo ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil (PPGEC) da Ufes

  • Avaliação experimental e/ou numérica de desempenho e durabilidade de obras geotécnicas. Desenvolvimento e o aprimoramento de técnicas numéricas e/ou experimental para obtenção de parâmetros geotécnicos de obras de engenharia.

    Docentes: Kátia Vanessa Bicalho e Patrício José Moreira Pires.

  • Elementos e sistemas estruturais em aço e mistos de aço e concreto, ligações, segurança estrutural em situação de incêndio, normatização, projeto e otimização, simulação numérica.

    Docentes: Walnório Graça Ferreira, Élcio Cassimiro Alves, Adenilcia Fernanda Grobério Calenzani e Macksuel Soares de Azevedo.

  • Busca analisar o desempenho de sistemas de transportes com o uso de modelagem por simulação.

    Docentes: Rodrigo de Alvarenga Rosa

  • Desenvolvimento de pesquisas envolvendo os materiais constituintes de concretos, argamassas e grautes, com ênfase nas propriedades físicas, mecânicas, características químicas, morfológicas e microestruturais; materiais cimentícios suplementares; ligantes com elevados teores de adições minerais; durabilidade e microestrutura de misturas; concretos e argamassas especiais; redução de impactos ambientais no ciclo de vida de concretos, argamassas e grautes.

    Docentes: Joao Luiz Calmon Nogueira Da Gama, Jamilla Emi Sudo Lutif Teixeira, Geilma Lima Vieira

  • Desenvolvimento de pesquisas relacionadas com o desempenho técnico-funcional de materiais e componentes de construção; avaliação do ciclo de vida de materiais e componentes de construção; redução de impactos ambientais na fabricação de materiais e componentes de construção; avaliação do ciclo de vida aplicada a edificações; avaliação da sustentabilidade no ciclo de vida aplicada a edificações.

    Docentes: João Luiz Calmon Nogueira Da Gama

  • Desenvolvimento de pesquisas relacionadas com a reciclagem, reutilização e valorização de resíduos sólidos e coprodutos industriais na produção de ligantes, concretos e argamassas, materiais cerâmicos e materiais betuminosos; métodos experimentais e/ou numéricos para avaliação de materiais asfálticos com incorporação de resíduos sólidos e coprodutos industriais.

    Docentes: João Luiz Calmon Nogueira Da Gama, Jamilla Emi Sudo Lutif Teixeira, Geilma Lima Vieira, Ronaldo Pilar, Rudiele Aparecida Schankoski

  • Elementos e sistemas estruturais em concreto armado e protendido, normatização, projeto e otimização, simulação numérica, grandes estruturas e pontes.

    Docentes: Lorenzo Augusto Ruschi e Luchi, Élcio Cassimiro Alves e Walnório Graça Ferreira.

  • Desenvolvimento de pesquisas envolvendo os materiais constituintes, compatibilização e utilização de materiais alternativos, com ênfase na caracterização e desempenho de alvenaria estrutural.

    Docentes: Ronaldo Pilar, Rudiele Aparecida Schankoski

  • Desenvolvimento de projetos de edificações e de engenharia civil com alto desempenho ambiental, buscando o grande objetivo da construção sustentável no âmbito do desenvolvimento sustentável. Enfoque em cidades inclusivas, resilientes, eficientes e sustentáveis.

    Docentes: Cristina Engel de Alvarez, Geilma Lima Vieira

  • Análise linear e não-linear, dinâmica, ações e segurança, estruturas especiais, método dos
    elementos finitos, método dos elementos de contorno, método dos volumes finitos.

    Docentes: Walnório Graça Ferreira, Élcio Cassimiro Alves, Adenilcia Fernanda Grobério Calenzani e Macksuel Soares de Azevedo.

  • Estudos experimentais em campo e em laboratório sobre o comportamento mecânico e hidráulico de solos naturais e melhorados. Utilização de resíduos diversos no melhoramento de propriedades geotécnicas para aplicação em pavimentação e obras de terra.

    Docentes: Kátia Vanessa Bicalho, Patrício José Moreira Pires, Jamilla Emi Sudo Lutif Teixeira.

  • Busca o desenvolvimento de técnicas experimentais para caracterização reológica de diferentes materiais de construção civil (à base de cimento Portland: pastas cimentícias, argamassas e concretos; à base de aglomerantes betuminosos: ligantes asfálticos, misturas asfálticas finas e concretos asfálticos). Desenvolvimento de metodologias para obtenção de parâmetros de desempenho de materiais com base em reologia. Caracterização de propriedades viscoelásticas e de fratura de matrizes betuminosas para utilização em modelos numéricos e analíticos.

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil (PPGEC- UFES) tem como objetivo formar mestres em Engenharia Civil (Estruturas, Construção Civil e Transportes) através de estudos avançados de caráter teórico, numérico e experimental, desenvolvidos nas diversas disciplinas e da realização de uma pesquisa orientada que leve à elaboração de uma dissertação de mestrado. As linhas de pesquisa, além do foco na formação de recursos humanos para a pesquisa e o magistério, buscam atender às necessidades do setor produtivo regional e nacional.

De fato, o PPGEC vem ao longo dos anos formando mestres em Engenharia Civil que atuam tanto no setor profissional do Espírito Santo como também na área acadêmica. Muitos dos discentes titulados pelo PPGEC deram continuidade à sua formação realizando cursos de Doutorado e foram contratados por cursos de graduação em Engenharia Civil tanto na UFES como em outras instituições de ensino superior em Engenharia Civil no Estado do Espírito Santo.

O programa tem sua sede em Vitória-ES, oferecendo o curso de Mestrado em Engenharia Civil desde 1997 e mantém um perfil de qualificação acadêmica atestado pela CAPES, tendo recebido conceito 3 na última avaliação.

O programa já formou 396 mestres e conta com 60 alunos regularmente matriculados, todos no mestrado.

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910