Dúvidas Frequentes

Sobre estágio obrigatório:

1) Já faço estágio supervisionado, porém, estou com TCE em modalidade não obrigatório, posso fazer a matrícula na disciplina de estágio supervisionado?

R.: É permitido pelo colegiado do curso utilizar o TCE Não Obrigatório, devendo o aluno entrar em contato anteriormente a data da matrícula para confirmar a autorização. O aluno deverá ainda, para solicitar a matrícula, seguir as mesmas instruções colocadas para matrícula em estágio supervisionado (ver aba Estágio Obrigatório – matrícula). Observar que, continuando com o TCE em modalidade Não Obrigatório, a empresa continua obrigada a fornecer o Seguro ao estagiário e obrigada também a fornecer bolsa.

2) O estágio obrigatório deve ser sem bolsa?

R.: Não necessariamente, ele pode ser com ou sem bolsa. O Estágio Não Obrigatório que deve ser obrigatoriamente com bolsa. Informações contidas em Lei Federal, consultar a aba Normas e Legislação.

3) Estou no último semestre do curso, não fiz a disciplina de estágio supervisionado e ainda estou sem estágio, o que devo fazer?

R.: Entrar em contato imediatamente com o colegiado ou coordenadora de estágio do curso para analisar a situação e verificar alguma possível solução.

4) Ao preencher o Plano de Atividades Obrigatório (modelo do colegiado), qual o período do estágio que devo considerar?

R.: Se seu TCE está na modalidade Obrigatório, deverá ser o período entre o início do contrato até a data de final do semestre letivo em que fará a matrícula na disciplina de estágio. Se o seu caso for de aproveitamento de TCE em modalidade Não Obrigatório, já em andamento, deverá preencher como data de início o início do semestre até o final do semestre, ou, no mínimo, até atingir a carga horária de 300 h.

5) Quando posso iniciar estágio na modalidade obrigatório (registro de estágio por meio de TCE obrigatório)?

R.: O TCE obrigatório pode ser enviado para análise do colegiado do curso e Prograd no início do semestre (ou um pouco antes), até a data de matrícula prevista para a disciplina de estágio supervisionado (terceira etapa).

Sobre estágio não obrigatório:

1) Iniciei um estágio, porém, ainda não fiz o registro do contrato na Prograd, posso fazer agora?

R.: Não é permitido o registro de atividade de estágio retroativa, porém, recomenda-se a imediata regularização do estágio junto a Ufes (ler aba Estágio Não Obrigatório).

2) Estou fazendo estágio e meu horário mudou em relação ao registrado no TCE, preciso fazer alguma coisa?

R.: Sim, é recomendado preencher e enviar o Termo Aditivo, indicando tal alteração, assim como para alterações de carga horária, prorrogação de estágio (verificar na aba Termo Aditivo e Termo de Rescisão mais detalhes).

3) Qual o tempo máximo que posso fazer estágio em uma empresa?

R.: O tempo máximo é de dois anos.

Dúvidas gerais:

1) Enviei ao colegiado minha documentação e não obtive resposta, o que faço?

R.: Tenha um pouco de paciência, a resposta pode demorar de um a dois dias, dependendo se a demanda estiver alta, mas caso demore mais, envie novamente o e-mail (pode ter ocorrido algum problema).

2) Estou acompanhando meu documento no Lepisma, porém, não consigo ter acesso ao documento, o que faço?

R.: Siga as instruções da Prograd para acessar o documento, disponíveis na aba Instruções aos alunos - Lepisma.

3) Ligo no telefone do setor de estágio da Prograd e ninguém atende!

R.: Atualmente, no período Earte, os atendimentos estão sendo feitos exclusivamente via e-mail: estagios.daa.prograd [at] ufes.br.

4) Enviei uma dúvida via e-mail para a Prograd e está demorando muito para me retornarem.

R.: Primeiro, verifique se sua dúvida não está respondida no site de estágio (https://estagios.ufes.br/) ou aqui na pagina do colegiado. Segundo, dependendo da demanda, a resposta da Prograd pode demorar alguns dias.

5) Posso realizar estágio fora da região metropolitana da grande Vitória?

R.: Neste período Earte, como as atividades de ensino são remotas, sim.

6) Vou iniciar um estágio e há conflito de horário entre estágio e disciplinas, vou fazer o ajuste de matrícula assim que possível, posso enviar o TCE com horário apresentando conflito?

R.: A Prograd só possui a informação registrada no sistema, portanto, tendo conflito o seu contrato não será registrado e retornará para ser corrigido. Deve, portando, ou esperar fazer o ajuste de matrícula para enviar o TCE com o horário desejado, ou enviar o TCE com horário sem conflito, fazer o ajuste de matrícula posteriormente e, na sequencia, enviar um Termo Aditivo para ajustar o horário de estágio inicialmente desejado.

7) Estou com conflito de horário entre estágio e uma disciplina, porém, não terei problema já que o professor começará a aula mais tarde (ou terminará mais cedo), posso deixar o horário com conflito?

R.: Não! A Prograd só possui a informação registrada no sistema, portanto, tendo conflito o seu contrato não será registrado e retornará para ser corrigido.

8) Qual o intervalo de tempo que preciso deixar entre o horário do estágio e de aula?

R.: Caso não haja necessidade de deslocamento (estágio remoto e aula remota) pede-se um intervalo mínimo de 10 min; caso haja necessidade de deslocamento, deve ser considerado o tempo de deslocamento necessário, recomendando-se intervalo mínimo de 15 min.

 

Tem mais alguma dúvida? Entre em contato com o colegiado do curso!

 

 

 

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910