Termo de Compromisso de Estágio

A formalização do TCE obrigatório deverá ser solicitada exclusivamente por e-mail.

Deve ocorrer entre fim do recesso acadêmico e início do semestre letivo, tendo como data limite de envio de novo contrato de estágio a data de início da terceira etapa de matrícula (para ser possível a matrícula da disciplina de estágio supervisionado), devendo ser observado ainda, o cumprimento da CH da disciplina de 300 h (ver tabela abaixo com datas limites de início de estágio para o Semestre 2022-1).

Leia atentamente as orientações a seguir!

1) O(A) aluno(a) precisa estar matriculado na disciplina "Estágio Supervisionado". Caso não esteja, deverá comprometer-se a efetivar a matrícula, mediante o preenchimento e assinatura do Termo de Responsabilidade (do aluno). Normalmente, é feito primeiro o registro do estágio na Prograd e depois a solicitação da Matrícula.

2) O(A) aluno(a) deverá preencher o TCE Obrigatório  digitalmente. Não serão aceitos termos manuscritos. Todos os campos devem ser preenchidos:

a) Os dados da concedente, do(a) aluno(a), do convênio e do seguro de vida/acidentes (que pode ser fornecido pela UFES ou pela empresa, verifique aba “Seguro Obrigatório”);

b) O nome, cargo, formação e telefone do profissional supervisor, bem como o local do estágio;

c) O início/término do estágio, bem como horário (dias da semana e horário, deixando claro o intervalo de almoço, caso aconteça), duração em meses, carga horária semanal e data da entrega do relatório. Não é aceito data de início retroativa, não é aceito qualquer conflito de horário (intervalo mínimo entre estágio e aula de 10 min), não é permitido mais de 6 h de estágio em um dia durante o semestre letivo.

Obs.: a data final do TCE em modalidade obrigatório será a data de fim do semestre letivo no qual o aluno se matriculará na disciplina de estágio supervisionado. Após o término, poderá renovar o TCE enviando novo documento na modalidade Não Obrigatório.

d) As atividades previstas para o estágio.

OBS: Termos de agente de integração ou outros modelos são aceitos, desde que constem essas informações e sigam as mesmas orientações de envio, como o TCE padrão.

3) Preenchido corretamente, o TCE deverá ser assinado pelo o(a) aluno(a) e assinado/carimbado pela Unidade Concedente. O estudante poderá assinar o documento através do sistema Lepisma, com
utilização do Login Ufes, na ferramenta Utilitários - Assinar Arquivos OU imprimir, assinar e escanear OU por meio de outra plataforma de assinatura digital.

4) Em seguida, o(a) aluno(a) digitalizará o TCE Obrigatório e o Termo de Responsabilidade (se ainda não efetuou a matrícula). Os documentos em pdf devem seguir os nomes: TCE_Obr_nomedoaluno; TR_nomedoaluno; TR_Concedente_nomedoaluno.

5) Caso o aluno já tenho definido o professor orientador, no qual se matriculará na disciplina de estágio supervisionado, poderá solicitar ao mesmo a sua assinatura digital. Caso ainda não tenha definido, seguir próximo passo.

6) A formalização do estágio deverá ser requerida exclusivamente pelo(a) aluno(a) através do e-mail: engenhariacivil [at] ufes.br (não são aceitas solicitações realizadas pela concedente do estágio). O e-mail deve conter o seguinte assunto: Estágio - TCE Obrigatório - nome do aluno. No corpo do e-mail adicionar: nome; matrícula; período. Atenção: enviar apenas para o e-mail indicado!

7) O colegiado encaminhará o TCE para o professor coordenador de estágio do curso (caso o professor orientador não tenha assinado) para análise e assinatura. Na sequência, o contrato será enviado pela secretaria do colegiado via Lepisma para a Prograd, o número do documento gerado será enviado para o e-mail do aluno. A Prograd fará a análise e aprovação final.

Atenção! É obrigatório a leitura da aba Instruções aos alunos - Lepisma

ATENÇÃO:

A aprovação do TCE Obrigatório não garante a matrícula na disciplina de Estágio Supervisionado, o aluno deverá solicitar a matrícula ao colegiado, seguindo as instruções contidas na aba Matrícula na Disciplina. A matrícula na disciplina de Estágio Supervisionado é realizada pelo colegiado do curso somente na “terceira etapa”, quando o semestre já avançou algumas semanas.

Como qualquer outra disciplina, a disciplina de estágio supervisionado deve iniciar no início do semestre letivo, para que se cumpra sua carga horária de 300 horas. Assim, tendo TCE aprovado, o aluno deve procurar seu orientador já no início do semestre ou assim que iniciar o estágio.

Pelo fluxo contínuo de novos contratos de estágio, entende-se que alguns alunos possam iniciar suas atividades de estágio já com o semestre em curso. Desta forma, para verificar se poderá ainda solicitar a matrícula no semestre letivo 2022/1, deve verificar as seguintes datas limites de início do estágio e disciplina (acompanhamento do estágio pelo professor orientador), de forma a atender a CH da disciplina:

_____________________________________________________________________________________________________

CH Estágio           Semanas                        Data limite para início do estágio e acompanhamento

necessárias                    pelo professor orientador

20 h                  15 semanas                                                  até 09/maio

25 h                 12 semanas                                                   até 30/maio

30 h                 10 semanas                                                   até 06/junho

Observações:

a) Utilize o Adobe ou algum outro leitor de PDF para abrir os formulários e poder digitar. Quando aberto em alguns navegadores essa opção não aparece.

b) Toda a documentação deverá ser enviada na forma de arquivo digitalizado/digital, no formato “PDF”, legível e de boa qualidade, com no máximo 5 Megabytes.