Termo de Compromisso de Estágio

A formalização do TCE obrigatório deverá ser solicitada exclusivamente por e-mail.

Deve ocorrer entre fim do recesso acadêmico e início do semestre letivo, tendo como data limite de envio de novo contrato de estágio a data de início da terceira etapa de matrícula (para ser possível a matrícula da disciplina de estágio supervisionado), devendo ser observado ainda, o cumprimento da CH da disciplina de 300 h.

Leia atentamente as orientações a seguir!

1) O(A) aluno(a) precisa estar matriculado na disciplina "Estágio Supervisionado". Caso não esteja, deverá comprometer-se a efetivar a matrícula, mediante o preenchimento e assinatura do Termo de Responsabilidade (do aluno). Normalmente, é feito primeiro o registro do estágio na Prograd e depois a solicitação da Matrícula.

2) O(A) aluno(a) deverá preencher o TCE Obrigatório  digitalmente. Não serão aceitos termos manuscritos. Todos os campos devem ser preenchidos:

a) Os dados da concedente, do(a) aluno(a), do convênio e do seguro de vida/acidentes (que pode ser fornecido pela UFES ou pela empresa, verifique aba “Seguro Obrigatório”);

b) O nome, cargo, formação e telefone do profissional supervisor, bem como o local do estágio;

c) O início/término do estágio, bem como horário (dias da semana e horário, deixando claro o intervalo de almoço, caso aconteça), duração em meses, carga horária semanal e data da entrega do relatório. Não é aceito data de início retroativa, não é aceito qualquer conflito de horário (intervalo mínimo entre estágio e aula de 10 min), não é permitido mais de 6 h de estágio em um dia durante o semestre letivo.

d) As atividades previstas para o estágio; especificar se for realizado estágio remoto.

OBS: Termos de agente de integração ou outros modelos são aceitos, desde que constem essas informações e sigam as mesmas orientações de envio, como o TCE padrão. Alguns são complementados por plano de trabalho (quando for o caso, providenciar o preenchimento digital e assinatura, adequadamente).

3) Preenchido corretamente, o TCE deverá ser assinado pelo o(a) aluno(a) e assinado/carimbado pela Unidade Concedente.

4) Em seguida, o(a) aluno(a) digitalizará o TCE Obrigatório, o Termo de Responsabilidade do Concedente assinado pelo supervisor de estágio (se for estágio obrigatório presencial) e o Termo de Responsabilidade (se ainda não efetuou a matrícula). Os documentos em pdf devem seguir os nomes: TCE_Obr_nomedoaluno; TR_nomedoaluno; TR_Concedente_nomedoaluno.

5) Caso o aluno já tenho definido o professor orientador, no qual se matriculará na disciplina de estágio supervisionado, poderá solicitar ao mesmo a sua assinatura digital. Caso ainda não tenha definido, seguir próximo passo.

6) A formalização do estágio deverá ser requerida exclusivamente pelo(a) aluno(a) através do e-mail: engenhariacivil [at] ufes.br (não são aceitas solicitações realizadas pela concedente do estágio). O e-mail deve conter o seguinte assunto: Estágio - TCE Obrigatório - nome do aluno. No corpo do e-mail adicionar: nome; matrícula; período.

7) O colegiado encaminhará o TCE para o professor coordenador de estágio do curso (caso o professor orientador não tenha assinado) para análise e assinatura. Na sequência, o contrato será enviado pela secretaria do colegiado via Lepisma para a Prograd, o número do documento gerado será enviado para o e-mail do aluno. A Prograd fará a análise e aprovação final.

Atenção! É obrigatório a leitura da aba Instruções aos alunos - Lepisma

 

Observações:

a) Utilize o Adobe ou algum outro leitor de PDF para abrir os formulários e poder digitar. Quando aberto em alguns navegadores essa opção não aparece.

b) Toda a documentação deverá ser enviada na forma de arquivo digitalizado/digital, no formato “PDF”, legível e de boa qualidade, com no máximo 5 Megabytes.

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910