CONTRIBUIÇÃO AO DESENVOLVIMENTO DE INDICADORES DE ECOEFICIÊNCIA PARA SELEÇÃO DE SISTEMAS ESTRUTURAIS DE CONCRETO

Resumo: Metodologias para seleção de indicadores e definição de valores de referência são fundamentais para quantificar limites e apresentar estratégias para alcançar a sustentabilidade no setor de construção civil. Vários estudos de impacto ambiental de edificações no ciclo de vida confirmam a predominância do sistema estrutural e elementos do envelope na carga ambiental total.
Esta pesquisa tem por objetivo confirmar a hipótese de trabalho pela proposição de um conjunto essencial de indicadores de ecoeficiência que integre desempenho funcional, ambiental e econômico no ciclo de vida, para orientar a seleção de sistemas estruturais de edificações no contexto brasileiro.
Após revisão da literatura será proposta uma lista preliminar de indicadores para sistemas estruturais, a partir de requisitos de desempenho atribuídos ao sistema estrutural das edificações. Filtrada por critérios eliminatórios definidos, a lista de indicadores será aplicada a dois estudos de caso para validação preliminar e investigação quanto à unidade funcional mais adequada, previsão de vida útil, e cálculo dos custos ao longo do ciclo de vida. Para refinamento da unidade funcional que melhor descreva os impactos ambientais em estudo, serão processadas avaliações do ciclo de vida (ACV) do berço ao portão referentes à produção de 1 m3 de concreto com diferentes classes de resistência, caracterizados para a região de estudo (Vitória – ES), e obtidos impactos totais e indicadores ambientais normalizados pela resistência característica à compressão (fck) e pela respectiva vida útil.
Na sequencia, os indicadores serão posicionados no estágio do ciclo de vida onde sejam mensuráveis. Se necessário, indicadores substitutos serão propostos para os estágios de projeto em que os dados forem insuficientes para emprego do indicador principal. Em seguida, serão aplicados a uma amostra com N estudos de casos para validação final, e submetidos ao processo de análise hierárquica (AHP) para ponderação e agregação dos resultados a fim de auxiliar a escolha entre alternativas de sistemas estruturais de concreto. Após a interpretação dos resultados será verificada a hipótese inicial, e traçado o perfil de desempenho dos casos estudados para obtenção de valores/faixas de referência (benchmarks) para os indicadores essenciais.

Data de início: 2012-07-21
Prazo (meses): 24

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Coordenador Flávia Ruschi Mendes de Oliveira
Pesquisador Maristela Gomes da Silva
Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910