Implementação de Modelo de Otimização da Política de Reabastecimento para Transportadores Rodoviários de Carga

Nome: Luciano Marques Reduzino
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 18/12/2015
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
Marta Monteiro da Costa Cruz Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
Magnos Martinello Suplente Externo
Marta Monteiro da Costa Cruz Orientador
Patricia Alcantara Cardoso Examinador Interno

Resumo: A administração do transporte é fundamental para a competitividade das empresas visto que o transporte representa uma grande parcela do custo logístico total. Em paralelo a isso, sabe-se que o transporte no Brasil é altamente concentrado pelo modo rodoviário e que um dos maiores custos das transportadoras é com o combustível (estima-se que 17% de todo o custo logístico existente nas empresas transportadoras seja gasto com diesel). Analisando a literatura existente, é possível encontrar alguns modelos de otimização que se aproveitam da diferença de preços do diesel entre os diferentes postos de abastecimento para reduzir os gastos das transportadoras com combustível. Dentro desse contexto, pode-se selecionar também algumas patentes sobre assuntos próximos ao tema. Desta forma, esse trabalho descreve o desenvolvimento de um aplicativo de fácil acesso aos usuários por meio de aparelhos móveis que se utiliza desses modelos e trabalha como um sistema de suporte de decisão para reduzir o custo operacional de empresas transportadoras de cargas rodoviárias brasileiras.

Acesso ao documento

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910