Modelo Matemático para o Planejamento de Atracação de Navios Liners com Possibilidade de Cancelamento de Escala.

Nome: Felippe Tose Lopes
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 16/12/2015
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
Rodrigo de Alvarenga Rosa Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
Adelmo Inacio Bertolde Examinador Interno
Leandro Colombi Resendo Coorientador
Luciano Lessa Lorenzoni Examinador Externo
Rodrigo de Alvarenga Rosa Orientador

Resumo: Os portos brasileiros movimentam mais de 90% das cargas internacionais do país, com destaque para a movimentação de contêineres que vem crescendo ano a ano no Brasil e já representam 10,4% de toda a carga movimentada. Os navios de contêineres são usualmente contratados pela categoria de serviço liners. Os navios liners possuem uma escala fixa de atendimento, previamente divulgada, e caso o navio não seja atracado no porto dentro do intervalo acordado de tempo entre sua chegada até sua atracação, denominado janela de atracação, ocorre uma situação chamada cancelamento de escala e o navio simplesmente não atraca no porto e segue viagem para não comprometer todas as escalas nos outros portos. Portanto, no contexto analisado, é importante disponibilizar aos portos uma ferramenta que minimize o cancelamento de escala, pois tal cancelamento impactará em perdas de receita e contratos para o porto. Para o planejamento da atracação de navios no porto, a literatura cientifica sugere o Problema de Alocação de Berço (PAB). Esta dissertação tem por objetivo propor um modelo matemático baseado no Problema de Roteamento de Veículos (PRV) com Prêmio, Janela de Tempo e Múltiplos Depósitos aplicado ao planejamento da atracação em portos de navios liners com possibilidade de cancelamento de escala visando maximizar a receita obtida pelo atendimento aos navios e também reduzir o tempo de espera para o navio atracar. Instâncias de teste foram desenvolvidas tendo como base as características operacionais do Terminal de Vila Velha (TVV) e o modelo foi executado no CPLEX 12.6. Os resultados mostraram a eficiência do modelo proposto para planejamento da atracação em portos onde pode haver o cancelamento de escala, reduzindo o número de navios não atendidos e maximizando a receita do porto.

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