O IMPACTO DA QUALIDADE DAS VIAS NAS POLÍTICAS DE REABASTECIMENTO DE TRANSPORTADORES RODOVIÁRIOS DE CARGA

Nome: Henrique Lugon Ferreira Silva
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 24/08/2015
Orientador:

Nome Papelordem decrescente
Marta Monteiro da Costa Cruz Orientador

Banca:

Nome Papelordem decrescente
Marco Antonio Farah Caldas Examinador Externo
Jamilla Emi Sudo Lutif Teixeira Examinador Interno
Patricia Alcantara Cardoso Examinador Interno
Marta Monteiro da Costa Cruz Orientador

Resumo: "Pelo crescimento de sua importância ao longo dos anos dentro de uma empresa ou em sua cadeia de suprimento, as decisões de logística cada vez mais impactam nos negócios nos quesitos de competitividade e de agregação de valor ao cliente e aos acionistas. Dentro do escopo logístico, por possuir uma importância fundamental e um custo visível, o transporte recebe tradicionalmente grande atenção gerencial. Os gastos com combustíveis representam 35% do custo total das empresas transportadoras de cargas rodoviárias. Quando analisados os custos com combustíveis, foram observadas variações nos preços entre as regiões, estados e cidades, o que faz com que o custo total com combustível de um veículo, ao realizar uma rota, dependa diretamente de como será definida a política de reabastecimento. Outra condição que impacta nos custos logísticos de transporte do modo rodoviário é o estado de conservação das vias. Além de ser fundamental para o desenvolvimento do país, redução de acidentes e sustentabilidade, a infraestrutura rodoviária influencia nos tempos de viagem, custos operacionais dos veículos e emissão de poluentes. Dentro desse contexto, o trabalho tem como objetivo propor o desenvolvimento de um modelo matemático de tomada de decisão, para estabelecer uma política de reabastecimento de combustível de uma rota fixa considerando a variação do preço do combustível ao longo da rota e o impacto da qualidade da pavimentação das rodovias brasileiras nestas rotas. Espera-se que este modelo poderá auxiliar as tranportadoras nas tomadas de decisões e, com isso, reduzir sensivelmente seus custos de transporte.

Palavras-chaves: Logística, Transporte Rodoviário, Otimização, Reabastecimento de Veículos, Impacto da Pavimentação nos Custos Operacionais."

Acesso ao documento

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910