Avaliação da Estabilidade Global das Estruturas e Ações de Controle dos Seus Efeitos

Nome: FELIPE BOTELHO COUTINHO
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 30/11/2015
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
MACKSUEL SOARES DE AZEVEDO Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ADENILCIA FERNANDA GROBÉRIO CALENZANI Examinador Interno
CILMAR DONIZETI BASÁGLIA Suplente Externo
MACKSUEL SOARES DE AZEVEDO Orientador

Resumo: "A Engenharia Civil vem passando por um momento em que os projetos estruturais têm sido elaborados de forma com que o sistema estrutural apresente elementos diferenciados, seja pelo aspecto estético, muitas vezes ousado e inovador, seja pela esbeltez das edificações ou pela economia tornando a estrutura, de maneira geral, enxuta.
Isto implica em obter-se maior controle sobre a elaboração dos projetos das edificações com análises mais precisas da estrutura e utilização de métodos que permitam encontrar resultados mais parecidos com os modelos reais. Em decorrência disso, nas últimas décadas, alguns critérios e métodos foram criados com a finalidade de avaliar aspectos importantes em uma edificação, no que diz com respeito à estabilidade global e local. Entre eles, faz-se necessário citar os parâmetros de instabilidade α e γz. Por essa razão, vários trabalhos têm sido elaborados para determinar seus efeitos nas estruturas, avaliar seus mecanismos internos e ações a serem adotadas para reduzir os efeitos da instabilidade global.
Nesse sentido, este trabalho tem os seguintes objetivos: apresentar os conceitos básicos dos parâmetros de instabilidade α e γz de acordo com o que é claramente definido na norma brasileira ABNT NBR 6118; apresentar os resultados de simulações de modelos no software estrutural Brasileiro TQS variando a tensão de compressão nos pilares com a finalidade de relacionar estes valores com os parâmetros de estabilidade; e apresentar ações que possam ser adotadas em edifícios para minimizar os efeitos da instabilidade global.
"

Acesso ao documento

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910