Arquitetura Institucional de Ensino Superior. Ações Sustentáveis Projetadas Baseadas nas Categorias do Leed Schools Nc - V3

Nome: CELSO SILVA BASTOS
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 30/10/2012
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
JOÃO LUIZ CALMON NOGUEIRA DA GAMA Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
JOÃO LUIZ CALMON NOGUEIRA DA GAMA Orientador

Resumo: Esta dissertação consiste numa abordagem sobre sustentabilidade na construção civil, analisando os conceitos de desenvolvimento sustentável e propondo soluções que visam a reduzir os impactos ambientais, uso eficiente de materiais e consumo de água no setor de construção civil. O objetivo desta pesquisa é dissertar as ações sustentáveis aplicadas a um projeto adotado como exemplo, referente a uma edificação de ensino superior, de forma qualitativa, dando ênfase a um sistema de aproveitamento de uso de água de condensação de ar condicionado proposto pelo autor, baseando-se na ferramenta de certificação e critérios do LEED Schools NC - v3-NC v3, sem contudo ter por finalidade atingir pontuações. Dessa forma, pretendeu o autor contribuir para a redução dos impactos ambientais na construção civil através de procedimentos projetuais adotadas para a edificação de um prédio de ensino superior na cidade de Vitória, ES. No Estado da Arte serão apresentados modelos e conceitos sustentáveis, programas de ação e sistemas de pesquisas num âmbito internacional, nacional e local, que permitam alcançar construções de alto desempenho ambiental. Posteriormente, serão descritas metodologias de avaliação de desempenho ambiental existentes no mundo. Como exemplo algumas edificações de ensino certificadas ambientalmente serão citadas com a avaliação dos resultados de seus desempenhos ambientais. Na conclusão demonstra-se uma considerável redução no consumo de água e energia, alem de melhor produtividade com ambientes projetados com materiais de baixo compostos orgânicos voláteis e climatização adequada.

Palavras chave: Sustentabilidade, certificações Ambientais, desempenho em Ambientes Construídos, eficiência energética, uso racional de água.

Acesso ao documento

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910