Estudo da Curva de Retenção e Condutividade Hidráulica Estimadas para a Equação de Van Genuchten (1980) para Diferentes Tipos de Solo.

Nome: FERNANDA VESCOVI GONÇALVES
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 25/10/2012
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
KÁTIA VANESSA BICALHO Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
BRUNO TEIXEIRA DANTAS Examinador Interno
KÁTIA VANESSA BICALHO Orientador
PATRÍCIO JOSÉ MOREIRA PIRES Examinador Interno
WALDYR LOPES DE OLIVEIRA FILHO Examinador Externo

Resumo: Genuchten (1980) e, existem vários bancos de dados publicados com valores dos quatro parâmetros independentes de ajuste da equação para diferentes tipos de solos e regiões. A equação de van Genuchten (1980) possibilita a determinação de uma expressão analítica para a função de condutividade hidráulica de solos não saturados a partir dos modelos propostos por Burdine (1953) ou Mualem (1976). O objetivo deste trabalho é estudar curvas de retenção e condutividades hidráulicas publicadas na literatura para diferentes tipos de solos (Wosten et al. 1999; Schaap et al, 2001; Hodnett e Tomasella 2002; e Gerscovich e Sayão 2002) e quantificar a variação dos parâmetros de ajuste das equações de van Genuchten (1980) com a distribuição granulométrica desses solos.
Os diferentes métodos experimentais utilizados para determinar esses dados, a grande variabilidade de solos e regiões diferentes dos dados, a falta de informação completa das propriedades geotécnicas dos solos e a falta de significado físico dos parâmetros de ajuste da equação van Genuchten (1980) não possibilitou definir uma função que quantifique a variação dos parâmetros de ajuste da equação de van Genuchten (1980) com a distribuição granulométrica para os solos analisados neste trabalho.
As análises realizadas sugerem que não existe dependência entre o teor de finos/textura de solos granulares com finos e os parâmetros da equação de van Genuchten (1980) quando o percentual de finos é tal que preenche todos os vazios das partículas mais grossas. Neste caso a classificação exclusivamente por textura não pode ser usada para estimar os parâmetros de ajuste da equação de van Genuchen (1980). A variação da permeabilidade saturada com o teor de finos pode ser uma forma de indicar o valor do percentual de finos que isto acontece. Para os solos arenosos siltosos analisados este percentual de finos é aproximadamente 30%.
Verifica-se que os solos que não apresentam uma diferença significativa na permeabilidade (condutividade hidráulica saturada) podem apresentar grandes variações nos valores da condutividade hidráulica não saturada dependendo do teor de finos desses solos, tal que para altos valores de sucções a permeabilidade relativa das amostras com até 10% de finos pode ser até 1016 vezes menor que a das amostras com percentual de finos superior a 90%.

Palavras-chave: curva de retenção; condutividade hidráulica, solos não saturados; equações de van Genuchten (1980).

Acesso ao documento

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910