ESTUDO de Roteirização de Veículos Com Apoio de um Sistema de Informações Geográficas Contribuição para o Transporte Urbano de Empregados Por uma Frota de Ônibus Fretada
Nome: ROSEMBERG SILVA SALLES
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 22/05/2013
Banca:
Nome | Papel |
---|---|
CARLOS DAVID NASSI | Examinador Externo |
GREGÓRIO COELHO DE MORAIS NETO | Orientador |
MARTA MONTEIRO DA COSTA CRUZ | Examinador Interno |
Resumo: Este trabalho tem o objetivo de desenvolver um procedimento de coleta e distribuição física de empregados por uma frota de ônibus fretada com o apoio de um sistema de informações geográficas, aplicando o problema de roteirização de veículos com janelas de tempo para uma possível otimização das rotas. Inicialmente é feita uma revisão da literatura sobre o transporte fretado de empregados, bem como dos problemas de roteirização de veículos e dos sistemas de informações geográficas. Em seguida é proposto um procedimento de roteirização, onde se caracteriza e delimita o problema de coleta e distribuição de empregados com janelas de tempo, além de definir os critérios de otimização de rotas. Para tanto, utiliza-se o software TransCAD onde é feita a modelagem e proposta de resolução do problema. O procedimento foi aplicado a um estudo de caso em uma empresa de grande porte na Região Metropolitana da Grande Vitória no Estado do Espírito Santo que oferece transporte próprio as seus empregados. Foram gerados quatro cenários, onde se analisa a eficiência das rotas em termos de distâncias, tempos de viagem e custos operacionais. Os resultados gerados a partir do procedimento permitiram determinar em que cenário as rotas se mostram mais eficientes.