Aderência de Revestimento de Argamassa em Bloco de Concreto Celular Autoclavado.

Nome: ANGELO PAGANI
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 14/05/2012

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
FERNANDO AVANCINI TRISTÃO Orientador
GEILMA LIMA VIEIRA Examinador Interno
GEORGIA SERAFIM ARAÚJO Examinador Externo
JOÃO LUIZ CALMON NOGUEIRA DA GAMA Examinador Interno

Resumo: O presente trabalho tem por objetivo aprofundar os estudos relativos à aderência de revestimento de argamassa em bloco de concreto celular. Dentre os materiais usados nas vedações, o bloco de concreto celular é o que possui o menor índice de transmitância térmica e a menor densidade, qualificando-o ao uso e, acarretando redução nos custos da estrutura das edificações.
Apesar de ser um estudo em laboratório, estaremos procurando soluções que possam ser adotadas em obras, A limpeza do substrato com jato de água para eliminação de poeiras que possam prejudicar a aderência e a cura da argamassa com água.
Os traços das argamassas pesquisadas terão uma variação em cada um de seus componentes (cimento, cal e areia) e a água de amassamento será variada com o objetivo de mantermos um mesmo índice de consistência.
Após a escolha dos melhores traços que atendam as normas brasileiras, continuaremos a pesquisa com o revestimento de duas paredes com classes de blocos de concreto celular distintos, utilizando mão de obra de um profissional que informará se a trabalhabilidade da argamassa escolhida atende as necessidades do serviço.
Concluiremos a pesquisa com uma verificação no Microscópio Eletrônico de Varredura (MEV) das argamassas escolhidas e das que apresentaram os maiores problemas com o objetivo de melhor entendimento da resistência de aderência.
Palavras-chaves: Resistência de aderência à tração, argamassa de revestimento, bloco de concreto celular

Acesso ao documento

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910