MODELO DE OTIMIZAÇÃO PARA DISTRIBUIÇÃO HORÁRIA DE LOTES DE VAGÕES FERROVIÁRIOS GDE PARA CARREGAMENTO DE MINÉRIO DE FERRO

Nome: Andressa Loureiro Moretto Barros
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 03/03/2010
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
Marta Monteiro da Costa Cruz Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
Marco Antonio Farah Caldas Examinador Externo
Marta Monteiro da Costa Cruz Orientador
Rodrigo de Alvarenga Rosa Examinador Externo

Resumo: O modo ferroviário responde por 25% do transporte nacional de cargas e tem importante papel na movimentação de cargas a longas distâncias. Atualmente o sistema ferroviário totaliza cerca de 30 mil quilômetros e encontra-se em constante processo de ampliação desde a desestatização ocorrida em 1995 com a Lei das Concessões.
A Estrada de Ferro Vitória Minas (EFVM) é uma das mais produtivas ferrovias brasileiras e é operada pela Vale. Com 905 km, é responsável pelo transporte de 37% de toda a carga ferroviária nacional. Desse total, 80% é dedicado ao minério de ferro, principal negócio da empresa.

O fluxo de minério de ferro na EFVM inicia com o envio de vagões vazios aos pontos de carga para atendimento a um programa de carregamento. Para atingir os altos volumes de transporte é de fundamental importância que uma boa programação seja realizada de forma que se obtenha uma maior produtividade dos ativos, isto é, um menor tempo de ativos parados. Neste sentido, torna-se essencial uma ferramenta que realize a distribuição horária de vagões vazios objetivando a redução do ciclo associado e que suporte a tomada de decisão dos programadores de trens.
Assim, propõe-se a aplicação de um software baseado no algoritmo Branch and Bound para a resolução de um problema inteiro de distribuição horária dos lotes vazios para carregamento. Pretende-se obter como resultado uma distribuição que reduza o tempo parado do ativo e aumente assim sua produtividade, além de agilizar e tornar padrão o procedimento hoje adotado pelos programadores.

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