Análise do Efeito das Motocicletas no Desempenho Operacional de Cabines Manuais em Praças de Pedágio

Nome: Leivisgton Jansen Silvestre Leitão
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 10/09/2007
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
Maria Inês Faé Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
Glaydston Mattos Ribeiro Coorientador
Gregório Coelho de Morais Neto Examinador Interno
Maria Cristina Fogliatti de Sinay Examinador Externo
Maria Inês Faé Orientador
Rodrigo de Alvarenga Rosa Examinador Externo

Resumo: O presente trabalho tem como objetivo, analisar o efeito das motos no desempenho operacional de cabines manuais em uma praça de pedágio, uma vez que se constata o elevado crescimento dessa categoria veicular frente às outras e a ausência de estudos mais detalhados sobre o tema. O estudo de caso contemplou a praça de pedágio da ponte que liga Vitória a Vilha Velha, no estado do Espírito Santo, e que é operada pela Concessionária Rodosol S.A. No desenvolvimento do trabalho, recorreu-se ao uso de análise estatística e de modelos desenvolvidos por meio da técnica analítica da Teoria de Filas e Simulação. A análise estatística mostrou que o tempo de atendimento varia ao longo do dia, de acordo com a forma de pagamento e em função da categoria veicular. Constatou-se ainda que o tempo médio de atendimento de motos é, em geral, superior ao tempo de atendimento de carros de passeio. Os resultados da utilização de modelos da Teoria de Filas e Simulação para a avaliação do efeito das motos sobre as medidas de desempenho possibilitaram constatar que de fato as motos exercem influência sobre o desempenho operacional das cabines manuais. Ao se comparar um cenário com uma taxa de chegada composta só de carros com um outro em que a mesma taxa de chegadas é composta somente por motos, verificou-se um sensível aumento do tamanho da fila, do tempo de espera na fila e da taxa de utilização dos atendentes. Cenários de projeção do tráfego na praça de pedágio com fatores de crescimentos reais da frota veicular também foram modelados, revelando que intervenções específicas como implantação de cabines exclusivas para motos podem trazer melhorias operacionais.
Palavras-chave: Praças de Pedágio, Simulação, Teoria de Filas, Motos, Medidas de Desempenho.

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