Estudo do Transporte de Produtos Siderúrgicos, em Viagens Cíclicas De
comboios Oceânicos, Dentro de uma Visão Logística

Nome: RODINALDO PAES LEME AMORIM
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 24/11/2005

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
GREGÓRIO COELHO DE MORAIS NETO Examinador Interno
MÁRCIA AIKO SHIRAKAWA Examinador Externo
MARTA MONTEIRO DA COSTA CRUZ Orientador

Resumo: O transporte de distribuição de produtos tem seu início quando se concluem as condições do pedido de compra e/ou fornecimento. A solução clássica de transporte está na sua lotação, como acontece com o trem, a carreta rodoviária e o navio. Quando o transporte se faz por frota de comboios oceânicos, de quatro barcaças e dois empurradores, entre dois terminais portuários fixados, num processo de viagens cíclicas, periodicamente chega ao terminal de carregamento um comboio vazio para ser carregado, enquanto que no terminal de descarga chega um comboio carregado para ser descarregado. A possibilidade de postergar a saída de um comboio para efetivar sua lotação é uma decisão possível, mas que altera o ciclo das viagens. Esta decisão pode
implicar em perdas de produção de transporte, por reduzir o número de viagens planejadas no período anual, e conseqüentemente reduzir a tonelagem anual transportada. A reunião dos processos de produção e de transporte em muitas oportunidades não se mostra otimizada, e pode ser necessária uma área de armazenagem, que ajuste os fluxos de produção e transporte. A visibilidade dessa interface entre produção e transporte, no nível tático, indica que a simulação, desse modelo produtivo e de transporte, pode ser uma ferramenta valiosa para as decisões que chegarão ao nível operacional da cadeia de suprimentos.

Acesso ao documento

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910