Deflexões de Vigas Mistas Biapoiadas em Condições de Serviço: Análises de Curta e Longa Duração.

Nome: Bruno Ceotto Sobrinho
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 02/04/2002
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
Luiz Herkenhoff Coelho Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
Luiz Herkenhoff Coelho Orientador
Márcia Aiko Shirakawa Examinador Externo
Walnório Graça Ferreira Examinador Interno

Resumo: Este trabalho dedica-se ao estudo das deflexões de curta e longa duração de vigas mistas aço-concreto simplesmente apoiadas, com interação parcial, apresentando distribuição uniforme de conectores.
Inicialmente é realisado um breve estudo sobre conectores de cisalhamento visando, entre outros aspéctos, destacar sua importância sobre o desempenho das vigas mistas. Em seguida, é apresentado um estudo relativo à análise elástica de vigas mistas, quando submetidas a diferentes graus de interação. A seguir, Apresenta-se a teoria elástica sobre deflexões de vigas com interação parcial, e também a expressão geral, prposta por Jasim & Mohamad Ali (1997), que fornece as deflexões centrais iniciais de vigas mistas aço-concreto simplesmente apoiadas, com interação parcial, e submetidas a qualquer tipo de carregamento. Finalmente, é realizada a análise viscoelástica para vigas mistas aço-concreto, cuja formulação matemática envolve equações de equilíbrio, compatibilidade e relações que refletem a natureza dos materiais, i.e., uma relaçao elástica para a parte matálica e uma expressão na forma de uma integrau para considerar a fluência do concreto. Esta condição faz com que o problema seja governado por um sistema acoplado de três equações, das quais duas são do tipo integrau-diferencial.
tal formaulção matemática é então reduzida a um sistema de equações diferenciais ordinárias, por meio da aplicação de métodos algébricos [módulo-efetivo-ajustado-pela idade (AAEM), módulo-efetivo (EM), tensão-média (MS)], cujas simplificaões introduzidas, permitem a obtenção de soluções na forma analítica, que podem ser muito úteis nas aplicações práticas. Desta forma é obtida a expessão geral para o cálculo das deflexões centrais de longa duração em vigas mistas de aço-concreto, apresentando qualquer grau de interação, com distribuição uniforme de conectores e submetidas a carregamento uniformemente distribuído.
A precisão dos resultados numéricos obtidos com esta espressão, é então confirmada, mediante a comparação destes resultados com aqueles fornecidos pelo algorítmo proposto por Tarantino & Dezi (1992), que utiliza o processo numérico Passo-a-passo discretizado no tempo.
A elevada precisão assim verificada, indica que esta expressão é uma boa ferramenta para o projeto de vigas mistas com conectores de cisalhamento flexíveis.

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910