OTIMIZAÇÃO TOPOLÓGICA DE PISOS EM TRELIÇAS MISTAS TUBULARES COM LAJES MISTAS: ANÁLISE DE CUSTOS E EMISSÕES DE CO
Nome: CHAYANA MORGNER GOMES DA SILVA
Data de publicação: 22/08/2025
Orientador:
| Nome |
Papel |
|---|---|
| ELCIO CASSIMIRO ALVES | Orientador |
Banca:
| Nome |
Papel |
|---|---|
| ADENILCIA FERNANDA GROBERIO CALENZANI | Coorientador |
| ANDRE TENCHINI DA SILVA | Examinador Externo |
| ANTÔNIO MACÁRIO CARTAXO DE MELO | Examinador Externo |
| ELCIO CASSIMIRO ALVES | Presidente |
Resumo: Pisos mistos treliçados com perfis tubulares destacam-se pela elevada eficiência estrutural, leveza, facilidade de transporte e montagem, além da capacidade de vencer grandes vãos com menor consumo de material. O objetivo deste trabalho é otimizar os custos e as emissões de CO2 dos sistemas de pisos mistos suportados por treliças tubulares mistas com e sem preenchimento de concreto no banzo superior, considerando o efeito das vibrações induzidas devido ao caminhar humano. Para o problema de otimização foi implementado as restrições relativas aos estados-limites últimos e de serviço das lajes mistas após a cura do concreto e das treliças mistas antes e após a cura do concreto. No problema de otimização serão consideradas vinte e uma variáveis de projeto, sendo elas: perfil circular do banzo inferior, superior e diagonais das treliças internas, de borda e principal; fck do concreto da laje; espessura da forma de aço; espessura da capa de concreto; número de painéis das treliças; altura das treliças; fck do concreto de preenchimento do banzo superior da treliça interna, de borda e principal, o vão entre as treliças internas e a armadura adicional. Na busca da solução ótima foi utilizado o Algoritmo de Enxame de Partículas (PSO) e para validação do código computacional implementado, inicialmente foram realizadas análises comparativas com problemas da literatura de forma a verificar a eficácia da formulação proposta e posteriormente foi realizado a análise paramétrica variando os parâmetros de cargas acidentais e vãos a fim de identificar os fatores que mais impactam na solução do problema. Por fim foi analisado os efeitos da consideração do Estado-limite de conforto dos usuários relativamente ao caminhar de pessoas e o efeito do concreto de preenchimento dos banzos superiores das treliças na busca da solução ótima do piso. Concluiu que, o concreto de preenchimento nos banzos superiores das treliças, contribui na redução do número de painéis das treliças, além da redução da seção transversal dos perfis resultando em menor emissão e custo quando comparado com vigas de alma cheia e a análise dos efeitos da vibração de piso, impactou diretamente na geometria da seção transversal das treliças internas e principais, visto à necessidade de conferir à estrutura maior rigidez.
