Avaliação das condições de desempenho ambiental em estruturas de membranas tensionadas: estudo de caso em Vitória-ES, no período de verão

Nome: GISELLY MARCHESI BIANCHI
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 01/09/2004

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
JOÃO LUIZ CALMON NOGUEIRA DA GAMA Examinador Interno
LUIZ HERKENHOFF COELHO Orientador

Resumo: Atualmente, com os avanços tecnológicos e a rapidez com que as mudanças de todos os
gêneros são transmitidas de forma global, conceitos como reciclagem, desmontabilidade e flexibilidade tornaram-se imprescindíveis.
Um reflexo desse aspecto na arquitetura e na construção civil é a busca incessante por novos materiais, novas tecnologias e novas formas. Respondendo a essa demanda, as estruturas de membranas tensionadas, ou tensoestruturas, surgem como uma alternativa projetiva. Essas estruturas podem ser definidas como aquelas constituídas por membranas delgadas e flexíveis, tracionadas, agindo simultaneamente como estrutura e cobertura. As membranas são filamentos fibrosos, normalmente trançados e com protensão, com revestimentos e aditivos.
Características como desmontabilidade, aparências espacial e lumínica, evocação simbólica e vencimento de grandes vãos são apresentadas por estas estruturas e, muitas vezes, os tensionados tornam-se a única solução projetual.
Como as membranas são superfícies delgadas, elas apresentam características diferentes dos materiais de construção tradicionais. A sua utilização em países de clima tropical, como o Brasil, requer conhecimentos de suas propriedades térmicas, lumínicas e acústicas, visando a alcançar as condições de conforto ambiental requeridas pelos usuários.
Neste trabalho, foram tratadas as características das membranas e avaliados os aspectos ambientais relacionados a uma estrutura de membrana tensionada, tendo como estudo de caso um restaurante existente em Vitória, ES.
Os resultados da pesquisa são um suporte teórico e experimental para engenheiros, arquitetos, estudantes e profissionais da construção civil que trabalham com esse sistema construtivo que, apesar de intensamente aplicado no exterior, ainda está em fase de amadurecimento no País.

Acesso ao documento

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910