Avaliação das condições de desempenho ambiental em estruturas de membranas tensionadas: estudo de caso em Vitória-ES, no período de verão

Nome: Giselly Marchesi Bianchi
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 01/09/2004
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
Luiz Herkenhoff Coelho Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
João Luiz Calmon Nogueira da Gama Examinador Interno
Luiz Herkenhoff Coelho Orientador

Resumo: Atualmente, com os avanços tecnológicos e a rapidez com que as mudanças de todos os
gêneros são transmitidas de forma global, conceitos como reciclagem, desmontabilidade e flexibilidade tornaram-se imprescindíveis.
Um reflexo desse aspecto na arquitetura e na construção civil é a busca incessante por novos materiais, novas tecnologias e novas formas. Respondendo a essa demanda, as estruturas de membranas tensionadas, ou tensoestruturas, surgem como uma alternativa projetiva. Essas estruturas podem ser definidas como aquelas constituídas por membranas delgadas e flexíveis, tracionadas, agindo simultaneamente como estrutura e cobertura. As membranas são filamentos fibrosos, normalmente trançados e com protensão, com revestimentos e aditivos.
Características como desmontabilidade, aparências espacial e lumínica, evocação simbólica e vencimento de grandes vãos são apresentadas por estas estruturas e, muitas vezes, os tensionados tornam-se a única solução projetual.
Como as membranas são superfícies delgadas, elas apresentam características diferentes dos materiais de construção tradicionais. A sua utilização em países de clima tropical, como o Brasil, requer conhecimentos de suas propriedades térmicas, lumínicas e acústicas, visando a alcançar as condições de conforto ambiental requeridas pelos usuários.
Neste trabalho, foram tratadas as características das membranas e avaliados os aspectos ambientais relacionados a uma estrutura de membrana tensionada, tendo como estudo de caso um restaurante existente em Vitória, ES.
Os resultados da pesquisa são um suporte teórico e experimental para engenheiros, arquitetos, estudantes e profissionais da construção civil que trabalham com esse sistema construtivo que, apesar de intensamente aplicado no exterior, ainda está em fase de amadurecimento no País.

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910