PLANEJAMENTO da Distribuição de Cargas no Contexto da Logística Urbana Considerando a Integração do Transporte Aquaviário Com o Terrestre
Nome: AMABILE CUCCO DE CARLI
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 28/06/2022
Orientador:
Nome | Papel |
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RODRIGO DE ALVARENGA ROSA | Orientador |
Banca:
Nome | Papel |
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ELCIO CASSIMIRO ALVES | Examinador Interno |
GERALDO REGIS MAURI | Examinador Externo |
RODRIGO DE ALVARENGA ROSA | Orientador |
Resumo: As empresas de varejo têm buscado novas alternativas de transporte para a entrega de cargas dentro das cidades visando reduzir seus custos de transporte. No contexto de cidades que possuem ligações aquaviárias, marítimas ou fluviais, a integração do transporte aquaviário com o terrestre é uma alternativa interessante, visto que restrições de acesso à caminhões tem se tornado cada vez mais presentes nos centros urbanos. Assim sendo, esta dissertação propõe uma estratégia integrada de distribuição de carga combinando o transporte aquaviário com o terrestre. É considerada a utilização da infraestrutura dos Terminais Aquaviários (TAs) públicos de passageiros para receberem também embarcações de cargas e em paralelo gerar receita alternativa para o Estado. Foram escolhidos para testar o modelo proposto dados dos municípios de Vitória, Cariacica e Vila Velha, visto que governo do Estado do Espírito Santo (ES) está implantando um sistema de transporte aquaviário de passageiros entre esses três municípios. Para planejar de forma integrada os dois transportes, criou-se um modelo matemático inspirado no Two-echelon Capacitated Routing Problem (2E-CVRP) sendo considerada distribuição em duas etapas, múltiplas viagens, janela de tempo e restrição de acesso. A primeira etapa se refere ao transporte aquaviário, o qual contempla embarcações que viajam entre Centro de Consolidação de Carga (CCC) e TAs. Já a segunda etapa, que é realizado por veículos terrestres, tais como bicicletas e motocicletas, diz respeito ao trajeto entre os TAs e os clientes finais. Para resolver o modelo, utilizou-se o CPLEX 12.20 e os resultados indicaram que a utilização dos TAs é uma estratégia funcional e apresenta melhores resultados quando integrado à frota terrestre de bicicletas com múltiplas viagens. Além disso, verificou-se que ter maior quantidade de pontos para atracação das embarcações, ou seja, maior disponibilidade de mais TAs, diminuiu em até 6% o valor da função objetivo.