META-HEURÍSTICA para Planejamento da Logística Reversa de Pneus Inservíveis para Atender uma Planta Geradora de Energia Com Base no Modelo Two-echelon Capacitated Vehicle Routing Problem

Nome: JOÃO HENRIQUE BRUNOW BARBOSA
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 28/09/2021
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
RODRIGO DE ALVARENGA ROSA Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
MACKSUEL SOARES DE AZEVEDO Examinador Interno
RENATO ELIAS NUNES DE MORAES Examinador Externo
RODRIGO DE ALVARENGA ROSA Orientador

Resumo: Anualmente são descartados aproximadamente 800 milhões de pneus no mundo. Esse resíduo causa grande impacto ambiental quando descartado inadequadamente, tendo em vista que eles possuem tempo de decomposição ainda desconhecido. Em centros urbanos uma das estratégias de coleta é realizada em duas etapas. Na primeira etapa pontos de coleta como lojas de pneus e oficinas recebem os pneus inservíveis diretamente dos usuários onde veículos fazem a coleta e os transportam para armazéns intermediários. Na segunda etapa veículos coletam a carga locada nos armazéns intermediários e entregam a carga na empresa recicladora para que seja feito o descarte de forma adequada. O problema na literatura que mais se assemelha com o problema descrito anteriormente é o Two-echelon Capacitated Vehicle Routing Problem (2E-CVRP), é um problema de roteamento de veículos em dois níveis. No primeiro nível, o transporte é realizado por veículos de grande porte e partem de um depósito central com destino aos centros de distribuição e consolidação de cargas. No segundo nível, o transporte é realizado dos centros de distribuição aos clientes finais por meio de veículos de menor porte. Tendo em vista suas similaridades, pode-se considerar o problema da logística reversa de pneus como um 2E-CVRP. Esta dissertação de mestrado propõe um algoritmo inspirado em Simulated Annealing para o problema. O desenvolvimento do algoritmo se mostrou necessário, uma vez que o modelo matemático proposto anteriormente para este problema não se mostrou capaz de encontrar soluções num tempo de resolução razoável para uma aplicação prática. O algoritmo foi desenvolvido utilizando linguagem C, utilizando a ferramenta de desenvolvimento Dev-C++.

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