META-HEURÍSTICA Aplicada ao Planejamento da Designação de Maquinistas a Trens de Viagem de Longa Distância em Ferrovias de Carga

Nome: Kevyn Phillipe Gusmão
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 26/03/2020
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
Rodrigo de Alvarenga Rosa Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
Geraldo Regis Mauri Examinador Externo
Macksuel Soares de Azevedo Examinador Interno
Rodrigo de Alvarenga Rosa Orientador

Resumo: Dentro os modos de transporte de mercadorias e pessoas um dos mais importantes em todo o mundo é o transporte ferroviário. Devido a sua alta capacidade de escoar mercadorias, no Brasil, tem-se aumentando sua utilização nos últimos anos. Para o transporte dessas mercadorias, os trens demandam profissionais qualificados para serem operados, esses profissionais são os maquinistas. Devido às grandes extensões das ferrovias brasileiras, os tempos de viagem entre origem e destino, na maior parte das vezes, é superior ao tempo de escala de trabalho dos maquinistas, que é definida pelas leis trabalhistas. Deste modo, torna-se necessário, para atender à todas as determinações trabalhistas, que os maquinistas sejam trocados ao longo das viagens. Essas trocas ocorrem em trechos da ferrovia onde existem destacamentos. O planejamento da designação de maquinistas, ainda hoje na Estrada de Ferro Vitória Minas, que é a ferrovia foco neste trabalho, é feito de forma manual sem o auxílio de nenhum tipo de software, o que torna o processo lento e ineficiente. Desta maneira, tem-se atualmente a necessidade de criar ferramentas que possam auxiliar os profissionais nesta tarefa de designação de maquinistas aos trens de carga. Esta dissertação propõe o desenvolvimento de um algoritmo para resolver um Problema de Roteamento de Veículos com Múltiplos Depósitos, Múltiplas Viagens e Janela de Tempo, para designação de maquinistas a trens de acordo o planejamento de circulação de trens, visando minimizar os custos com pagamento de horas extras e minimizar o número de maquinistas necessários. Esta meta-heurística se destaca devido ao fato de existir apenas o trabalho encontrado que aborda este assunto na literatura. Entretanto, o modelo matemático proposto neste trabalho teve tempos de execução muito grandes, tornando-o inviável sua utilização de forma prática. O algoritmo foi escrito em linguagem C e baseada na meta-heurística Simulated Annealing.

Palavras-chave: Designação de Maquinistas, Operação Ferroviária, Transporte Ferroviário.

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