Proposta de Desenvolvimento de Peças Pré-moldadas de Concreto Asfáltico e Sua Avaliação de Desempenho Quanto As Tensões Cisalhantes

Nome: DOUGLAS DE OLIVEIRA JOAQUIM
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 30/08/2019
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
PATRÍCIO JOSÉ MOREIRA PIRES Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
JAMILLA EMI SUDO LUTIF TEIXEIRA Examinador Interno
PATRÍCIO JOSÉ MOREIRA PIRES Orientador
WAGNER NAHAS RIBEIRO Examinador Externo

Resumo: A necessidade de se utilizar novas tecnologias de pavimentação, aperfeiçoar ou adaptar as existentes ao uso de materiais de baixo custo, sejam naturais ou oriundos de rejeitos industriais ou de mineração, tendo em vista a necessidade de proteção ambiental e atual escassez de recursos públicos, tornam essenciais investimentos em pesquisas de novos materiais e técnicas utilizando materiais alternativos e novas metodologias de aplicação num país que possui diversas características regionais e com uma gama rica e diversificada em relação a agregados.
Esta pesquisa propõe uma metodologia de moldagem de Peças Pré-moldadas de Concreto Asfáltico (PPCA) e avaliação de seus parâmetros físicos e mecânicos com adição de coproduto industrial na proporção de 25% em massa. Resultados apontam um aumento nos residual nos parâmetros de estabilidade e consumo de ligante comparado as misturas compostas por agregados naturais. Os parâmetros volumétricos sofreram um aumento de cerca de 3% em relação ao asfalto convencional. Ensaios de cisalhamento foram efetuados para avaliar o ângulo de atrito na interface entre as PPCA e no contato com o solo comparando com os ensaios de arrancamento feito em PPCA na Malásia.

Acesso ao documento

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910