PLANEJAMENTO da Distribuição de Lotes de Vagões Vazios a Partir de Pátios de Triagem para Atendimento à Demanda de Carregamento das Minas

Nome: HENDRIGO VENES PEREIRA
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 29/03/2019
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
RODRIGO DE ALVARENGA ROSA Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
JOÃO LUIZ CALMON NOGUEIRA DA GAMA Examinador Interno
LEANDRO COLOMBI RESENDO Examinador Externo
RODRIGO DE ALVARENGA ROSA Orientador

Resumo: As ferrovias brasileiras são responsáveis por 20,7% do transporte das cargas movimentadas no país, tais como: minério de ferro, grãos, produtos siderúrgicos, cimento, cal, adubos e fertilizantes, derivados de petróleo, calcário, carvão mineral, clínquer, contêineres, dentre outros (CNT, 2018). O minério de ferro (MFe) representa 77,45% do percentual total do transporte de cargas brasileiro (ANTT, 2019). Dentre as empresas que possuem participação no mercado ferroviário brasileiro destaca-se a Vale S/A, responsável pelo gerenciamento da Estrada de Ferro Vitória Minas (EFVM) A EFVM realiza o transporte de minério de ferro das 13 minas da Vale S/A no Estado de Minas Gerais para o Porto de Tubarão no Espírito Santo. No entanto, os vagões retornam vazios para carregar nas minas. O objetivo desse trabalho é propor um modelo matemático de Programação Linear Inteira Mista para distribuição de vagões a partir de pátios de triagem para atender a demanda por vagões vazios nas minas. Utilizando o solver CPLEX 12.8 para executar o modelo foi desenvolvida uma metodologia para minimizar o desmembramento de lotes de vagões nos pátios de triagem e de origem, além de minimizar o tempo de percurso dos trens. Utilizando dados reais da EFVM, foi possível fazer um comparativo entre as distribuições e constatar que o CPLEX encontrou soluções ótimas em tempos muito baixos de execução, distribuindo os lotes de vagões vazios com menos desmembramentos que a distribuição realizada pela EFVM de forma manual.

Palavras-chaves: Distribuição de Vagões vazios. Programação Linear Inteira Mista. Operação Ferroviária. Transporte Ferroviário.

Acesso ao documento

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910