Modelagem Estrutural de Dolfins de Atracação de Navios Através da Análise Modal Operacional

Nome: THIAGO HENRIQUE
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 22/02/2019
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
WALNÓRIO GRAÇA FERREIRA Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
CLAUDIO JOSE MARTINS Examinador Externo
RODRIGO SILVEIRA CAMARGO Examinador Interno
WALNÓRIO GRAÇA FERREIRA Orientador

Resumo: A Análise Modal Operacional é uma investigação estrutural não-destrutiva
baseada apenas nas ações de operação (ou naturais) como fonte de excitação. A
vantagem dessa metodologia é a possibilidade de conduzir as medições de vibração
da estrutura sem paralização de sua funcionalidade.
Considerando as acelerações registradas ao longo do tempo, adotou-se uma
técnica de processamento de sinais no domínio da frequência para a obtenção dos
parâmetros modais da estrutura: frequências naturais, modos de vibração e taxas de
amortecimento.
Os acelerômetros foram instalados de maneira a captar os principais modos de
vibração dos dolfins de um píer onde são atracados navios de até 450.000
toneladas. Cada dolfim é composto de um conjunto de estacas com um bloco de
coroamento em concreto armado.
A partir da comparação entre parâmetros modais reais medidos e numéricos,
obtidos a partir de um modelo baseado no método dos elementos finitos e dados do
projeto estrutural, foi possível efetuar a calibração de modelos numéricos dos dolfins
a partir da adaptação do modelo numérico aos valores obtidos em campo.
O resultado do experimento foi a caracterização numérica da estrutura, bem
como uma análise estrutural dos resultados visando a comparação dos níveis de
danos existentes em cada estrutura. O dolfim que recebe o impacto de navios
apresentou uma redução de quase 10% de sua rigidez original e a análise indicou
que o dolfim de amarração apresenta sérios danos em suas estacas.

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