PRIORIZAÇÃO da Manutenção de Superestrutura Ferroviária Através de Programação Por Metas

Nome: Diogo Furtado de Moura
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 28/11/2018
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
Gregório Coelho de Morais Neto Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
Gregório Coelho de Morais Neto Orientador
MARIN VARBANOV MARINOV Examinador Externo
Marta Monteiro da Costa Cruz Examinador Interno

Resumo: Definir a estratégia adequada de manutenção é tarefa essencial para a ferrovia que almeja longevidade em seus negócios e busca alcançar objetivos de longo prazo. Em muitos casos, essa tarefa envolve objetivos múltiplos, incomensuráveis e conflitantes. Esse artigo apresenta uma ferramenta que permite priorizar a manutenção de superestrutura ferroviária a partir de um cenário de demanda de manutenção de componentes e características geométricas, ambientais e demográficas existentes ao longo do traçado da via. Dentre as técnicas de otimização para auxiliar a tomada de decisão existentes, a Programação por Metas foi utilizada por permitir a existência de objetivos múltiplos. Os resultados obtidos demonstraram que o modelo proposto possibilitou a priorização das metas definidas como mais importantes e se mostrou útil na apresentação de cenários que facilitam a escolha dos locais de manutenção de superestrutura.

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