JOGO de Tabuleiro para Gestão de Projetos de Infraestrutura Rodoviária

Nome: MÔNICA NOGUEIRA DE MORAES
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 07/05/2018

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
FÁBIO ALMEIDA CÓ Examinador Externo
GISELE DE LORENA DINIZ CHAVES Examinador Externo
JOSÉ ALEXANDRE DE SOUZA GADIOLI Examinador Externo
MARTA MONTEIRO DA COSTA CRUZ Examinador Interno
PATRICIA ALCANTARA CARDOSO Orientador

Resumo: Atualmente, são exigidos dos engenheiros mais do que os conhecimentos técnicos,
sendo requisitados profissionais com visão holística e habilidades empreendedoras.
Porém, as pessoas não nascem com habilidades de gerenciamento, e os gerentes de
projetos acabam sendo moldados por suas próprias experiências. O recém-formado
entra no mercado de trabalho com pouca experiência prática, e por meio de
metodologias experienciais, os professores podem diminuir a insegurança do aluno e
proporcionar um ambiente de desenvolvimento de aptidões. Diferentes estratégias
estão sendo empregadas para atingir este nível de ensino e os jogos são uma das
formas de desenvolver habilidades usando a experiência do próprio indivíduo. A
utilização dos “jogos sérios” possibilita ao alunado aprender em um ambiente simulado
com sua própria experiência. Vários jogos analógicos e computacionais foram
desenvolvidos para ensinar gerenciamento de projetos ou disciplinas de engenharia.
Este trabalho descreve o desenvolvimento e a avaliação de um jogo de tabuleiro que
ensina gerenciamento de projetos em um contexto de obras de estrada de forma
interdisciplinar. O jogo simula uma rede de estradas com problemas reais de
construção, onde o jogador deve gerenciar o projeto e a construção de uma das
rodovias, para assim ganhar experiência prática de gerenciamento de projetos e
aprender além dos aspectos técnicos da Engenharia. A construção e avaliação deste
jogo considerou três aspectos de jogos sérios: a realidade, o propósito e a imersão. A
avaliação do jogo foi realizada através da aplicação de questionários aos jogadores
antes e depois das jogadas. Os questionários verificaram também que habilidades,
além da tomada de decisão, podem ser desenvolvidas através dos jogos. Os
resultados mostraram que o atual jogo de tabuleiro tem capacidade de ensinar
conteúdo, melhorar habilidades gerenciais, engajar os jogadores e traze-los mais
próximo à realidade do contexto em estudo. Através desta pesquisa foi modelado um
jogo para educação em engenharia, o qual pode contribuir também para a
aprendizagem organizacional nas empresas, abrir espaço para discussão entre os
profissionais das áreas envolvidas no jogo e prover um meio diferente de desenvolver
habilidades gerenciais em profissionais e estudantes de gerenciamento de projetos e
de projetos de infraestrutura rodoviária.

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