Building Information Modeling (bim) e Aprendizagem Baseada em Problemas (abp) Como Metodologias de Ensino no Curso de Graduação em Engenharia Civil: Estudo de Aplicação na Universidade Federal do Espírito Santo

Nome: LETICIA SOARES RABBI SIQUEIRA
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 23/11/2017
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
JOÃO LUIZ CALMON NOGUEIRA DA GAMA Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
FÁBIO ALMEIDA CÓ Examinador Externo
JAMILLA EMI SUDO LUTIF TEIXEIRA Examinador Interno
JOÃO LUIZ CALMON NOGUEIRA DA GAMA Orientador

Resumo: A evolução da modelagem da informação da construção (BIM) está interferindo cada vez mais nos papéis dos profissionais da construção civil. Para sua implementação é preciso rever conceitos e alterar não só a forma de pensar a criação dos projetos, como também a forma e o conteúdo a ser passado aos alunos dos cursos de graduação em engenharia civil. É necessário que os alunos tenham uma formação mais abrangente, na qual ocorra a integração de diferentes saberes e o desenvolvimento de habilidades e atitudes, além da construção do conhecimento técnico específico sobre determinado tema. Desta forma, a adoção da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) no ensino de engenharia pode ser justificada como uma resposta à percepção de alguns professores de que os alunos saem do curso com muitos conceitos, porém com pouca capacidade de utilizá-los e integrá-los à prática cotidiana. O presente trabalho tem o objetivo de identificar a percepção dos alunos e professores do curso de engenharia civil da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), em relação à possibilidade de incluir novas metodologias como BIM e Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) na formação acadêmica do engenheiro civil e propor recomendações para implementação de novas metodologias de ensino-aprendizagem no curso de engenharia civil. Para atingir os objetivos estabelecidos, foi realizada a revisão da literatura, com enfoque nas novas exigências do mercado de trabalho na área de AEC e como a integração do BIM e da ABP nas metodologias de ensino podem contribuir no desenvolvimento das habilidades necessárias ao profissional de engenharia civil. A partir da fundamentação teórica, foram elaborados e aplicados questionários com alunos e entrevistas com os professores do curso que se disponibilizaram a participar. A partir dos resultados obtidos no estudo de caso e da fundamentação teórica, são propostas recomendações para implementação de novas metodologias de ensino-aprendizagem no curso de engenharia civil, levando-se em consideração que não existe um modelo único a ser seguido por todas as instituições de ensino superior, pois devem se nortear pelos objetivos e pelos os projetos pedagógicos dos cursos em questão, podendo acontecer em diferentes níveis de profundidade. Palavras-chave: BIM, Engenharia Civil, Aprendizagem Baseada em Problemas, Ensino.

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