Elaboração de Rotas para Atendimento às Requisições de Transporte das Plataformas Offshore de Petroleo

Nome: JOSÉ REYNALDO GAMA VIEIRA
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 14/12/2017
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
RODRIGO DE ALVARENGA ROSA Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ELCIO CASSIMIRO ALVES Examinador Interno
LEANDRO COLOMBI RESENDO Examinador Externo
RODRIGO DE ALVARENGA ROSA Orientador

Resumo: A exploração de petróleo no Brasil se dá predominantemente no mar e a navegação de apoio offshore fornece o apoio logístico às plataformas offshore de petróleo, entregando os materiais necessários a operação e coletando backload que são as cargas de retorno dos materiais inservíveis gerados nas operações das plataformas. Para que ocorram as operações de entregas e backload, as plataformas emitem requisições de atendimento que devem acontecer dentro de janelas de tempo pré-definidas para um planejamento mensal de requisições de transporte. A crescente produção de petróleo na área do pré-sal aumentou a preocupação com esta complexa logística de apoio em vista ao crescente aumento da frota de apoio marítimo às atividades offshore.
Neste contexto, a dissertação propõe um modelo matemático para elaboração de rotas para atendimento às requisições de transporte das plataformas offshore de petróleo, que são realizados em um único atendimento para a descarga da entrega e a carga do backload, por uma frota de embarcações heterogênea que podem realizar múltiplas rotas, que minimiza os custos operacionais de apoio marítimo e considera os impactos decorrentes do tempo de operação no porto, do tempo de fila para início das operações nas plataformas e do tempo limite de atracação no porto nas operações de carga e descarga.
O modelo matemático integra conceitos dos modelos Multi-Trip Vehicle Routing Problem with Heterogeneous Fleet (MTVRPHF) e do Vehicle Routing Problem with Simultaneous Pick-up and Delivery Problem (VRPSPD).

Palavras chave: Exploração de petróleo; Navegação offshore; Apoio logístico; Multi-Trip Vehicle Routing Problem with Heterogeneous Fleet ; Vehicle Routing Problem with Simultaneous Pick-up and Delivery Problem.

Acesso ao documento

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910