Desempenho das estratégias de Priorização Semafórica Ativa em Corredores do BRT: Estudo comparativo de cenários Microssimulados

Nome: Fernanda Amorim Ludgero
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 29/08/2017
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
Gregório Coelho de Morais Neto Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
Carlos David Nassi Examinador Externo
Gregório Coelho de Morais Neto Orientador
Marta Monteiro da Costa Cruz Examinador Interno

Resumo: Políticas governamentais para a melhoria do transporte público são importantes para aumentar o desempenho e a qualidade do transporte público, conter o uso de veículos particulares e, consequentemente, favorecer a mobilidade nas cidades. Diante deste cenário, esta pesquisa tem como objetivo analisar o eventual aumento da velocidade e a redução dos tempos de viagem dos ônibus do sistema BRT, proporcionado pela utilização da tecnologia Transit Signal Priority (TSP), tornando-os mais atrativos que o transporte particular. Inicialmente, foi realizada uma revisão bibliográfica dos conceitos: Intelligent Technology System e de Transit Signal Priority. A seguir, foi elaborada uma microssimulação, através do software PTV – Vissim®, do tráfego na Avenida Nossa Senhora da Penha em Vitória/ ES, inserida no projeto BRT Grande Vitória, em 3 cenários: situação atual da via; a via com a configuração do projeto BRT Grande Vitória; e a via com o BRT e a Priorização Semafórica. Os resultados demonstraram que a implantação do Sistema do BRT e da Priorização Semafórica melhoram o desempenho dos ônibus, reduzindo o tempo de percurso e, consequentemente, aumentando a velocidade deles, de acordo com a literatura.

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