Estudo do Impacto da Ampliação de Berço e de Área de Pátio no Aumento da Capacidade Operacional de uma Base de Apoio Offshore

Nome: RENATO ARMANI AGUIAR
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 30/08/2013
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
RODRIGO DE ALVARENGA ROSA Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ADELMO INACIO BERTOLDE Examinador Interno
RODRIGO DE ALVARENGA ROSA Orientador

Resumo: No cenário competitivo mundial os portos sempre desempenharam um papel de destaque, atuando como elemento propulsor para o desenvolvimento das empresas e das regiões onde estão inseridos. Neste contexto também estão incluídos os portos de apoio offshore que prestam serviços de apoio às unidades marítimas (plataformas e sondas), atuando como elo logístico na cadeia produtiva de óleo e gás. Por sua vez, o setor portuário que, no Brasil passou por um longo período sem investimentos em infraestrutura começa a apresentar as marcas negativas daquele tempo, com o crescimento da demanda por serviços de apoio, as empresas têm sofrido com a escassez de bases portuárias. Logo, o investimento em infraestrutura apresenta-se como uma solução tardia para este anunciado problema e que desponta como fundamental para evitar um apagão logístico offshore. Assim, este estudo tem o objetivo de avaliar o impacto da ampliação da infraestrutura nos indicadores de desempenho utilizados num terminal de apoio offshore. Buscando responder ao objetivo proposto, utilizou-se a ferramenta de simulação a fim de se estudar a melhor opção para o investidor aplicar recursos seja em berços ou no aumento da área de pátio. Os resultados mostram que, embora o senso comum indique que o aumento de berços aumenta a capacidade operacional, neste caso o aumento de área, para o terminal analisado, apresentou melhores resultados operacionais, sendo a melhor opção para investimento em infraestrutura.

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