ENGENHARIA Simultânea em Construtoras-incorporadoras: uma Análise de Maturidade

Nome: SORAYA MATTOS PRETTI
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 29/07/2013
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
JOÃO LUIZ CALMON NOGUEIRA DA GAMA Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
FABRÍCIO BROSEGHINI BARCELOS Examinador Externo
JOÃO LUIZ CALMON NOGUEIRA DA GAMA Orientador
LEONARDO MELHORATO GRILO Examinador Externo
PATRICIA ALCANTARA CARDOSO Examinador Interno

Resumo: O setor da construção civil possui grande impacto no desenvolvimento do país e, nos últimos anos, essa importante indústria vem sofrendo com pressões externas, que passaram a exigir produtos com menor tempo, menor custo e maior qualidade. Para resolver essas questões, abordagens oriundas de outros setores têm sido empregadas, como é o caso da engenharia simultânea.
Apesar do conhecimento de que a engenharia simultânea pode ser instrumento para melhorias no setor, não se sabe se as empresas a empregam em seu dia-a-dia, como essa utilização acontece e se há meios de melhorar ou intensificar o uso dessa prática nas empresas construtoras. Assim, esta é uma pesquisa qualitativa que se propõe a analisar essas questões a partir do nível de maturidade das empresas em relação à engenharia simultânea. Para isso foram conduzidos dez estudos de casos em construtoras da região da Grande Vitória Espírito Santo, nas quais uma nova metodologia de avaliação de maturidade adaptada à realidade local, baseada nos cinco elementos característicos da engenharia simultânea, antecipação de fases e decisões, simultaneidade, multidisciplinaridade, integração dos intervenientes e busca e inserção da qualidade, foi aplicada. Essa metodologia foi baseada em entrevistas semiestruturada e estruturada realizadas com uso de formulários e em pesquisa documental.
Os resultados obtidos mostram que as empresas possuem, em geral, um bom nível de maturidade, classificado como gerenciado, apresentando um processo conhecido e caracterizado, sendo a integração dos intervenientes seu elemento menos desenvolvido e a busca e inserção da qualidade o mais desenvolvido, além de mostrar a adequabilidade da metodologia. O trabalho procura contribuir para a compreensão do setor, ao caracterizar as construtoras capixabas em relação à maturidade baseada nos princípios da engenharia simultânea, e também busca a melhoria das empresas, ao identificar pontos fracos que impedem o desenvolvimento simultâneo de seus processos e propor soluções para esses problemas.

Acesso ao documento

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910