AVALIAÇÃO DE PROPRIEDADES FÍSICAS, QUÍMICAS, MECÂNICAS E DURABILIDADE DE COPRODUTOS INCORPORADOS EM MATRIZES CIMENTÍCIAS

Resumo: A utilização de resíduos de processos industriais como materiais alternativos no campo da Engenharia Civil vem ganhando expressão nos últimos anos e isso se deve especialmente a aspectos econômicos e ambientais.
Dentro da Engenharia Civil, a área de materiais e componentes de construção apresenta o maior potencial para reciclagem de resíduos provenientes de outras indústrias. Isto porque, muitos resíduos industriais possuem características semelhantes aos materiais utilizados nas construções, como agregados, cimentos, podendo até atuar como adições em concretos e em materiais cerâmicos, melhorando seu desempenho mecânico e sua durabilidade, além de promover uma maior sustentabilidade no processo, reduzindo o consumo de matérias-primas, de energia, e outros desperdícios.
Dentre os resíduos gerados nas Indústrias Siderúrgicas, as escórias de diferentes origens de processos de geração (Escórias de alto-forno, escórias elétricas, pó de FEA, forno elétrico, entre outras) vêm sendo consideradas um coproduto, devido a possibilidade de reaproveitamento em várias áreas, oferecendo inúmeras vantagens econômicas e ambientais. Na Construção Civil, essas escórias vêm podem ser utilizadas como diferentes insumos quando incorporados em matrizes de cimentos, para produção de vários componentes construtivos.
Esses coprodutos são materiais gerados em grandes quantidades na Indústria Siderúrgica, e que possuem potencialidades de aplicação na produção de concretos. Devido estas potencialidades, e principalmente às suas características, espera-se que estes materiais, quando utilizados na produção de concretos e componentes construtivos, se complementem, obtendo-se como resultados incrementos significativos no desempenho dos produtos fabricados para construção civil.

Data de início: 01/04/2019
Prazo (meses): 72

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Aluno Mestrado MARIANA ZANI PAGIO
Aluno Mestrado LILIAN FAVARATO CARRARETO
Aluno Mestrado LUCIANA PAULA TESSARO MORELO
Colaborador MARISTELA GOMES DA SILVA
Colaborador CLAUDIA RODRIGUES TELES

Páginas

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910