AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO TÉRMICO DA ESTAÇÃO CIENTÍFICA DA ILHA DA TRINDADE (ECIT)

Nome: ANDRÉ LUIZ FRANZOTTI DONADELLO
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 30/05/2014
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
CRISTINA ENGEL DE ALVAREZ Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
CRISTINA ENGEL DE ALVAREZ Orientador
JOÃO LUIZ CALMON NOGUEIRA DA GAMA Examinador Interno

Resumo: "Considerando o entendimento de que conforto é ou deveria ser pré-requisito básico para todo espaço construído, esta pesquisa teve como principal objetivo a investigação do desempenho térmico da Estação Científica da Ilha de Trindade (ECIT) tendo a ventilação natural como principal condicionante térmico passivo para geração de conforto.
Fundamentado na abordagem adaptativa de conforto térmico foi adotada uma metodologia estruturada em quatro etapas distintas. A primeira baseou-se no levantamento bibliográfico, buscando, além de um melhor entendimento sobre a temática de conforto, uma escolha do melhor procedimento para a avaliação do desempenho do ambiente construído sobre esse aspecto. A segunda se constituiu da caracterização do objeto de estudo, observação do seu padrão de utilização, do seu sistema construtivo e das características do entorno. A partir dos resultados das etapas anteriores, procedeu-se a realização de simulações computacionais para modelagem do objeto de estudo e avaliação de seu desempenho térmico. Por fim, foram realizadas simulações contemplando uma proposta de intervenção local buscando melhorias no desempenho encontrado para reprodução da técnica construtiva em locais de difícil acesso.
Com base no estudo realizado, pode-se afirmar que a ECIT apresentou bom desempenho térmico para ambientes ventilados naturalmente, porém verificou-se que os ambientes com o pior desempenho térmico foram aqueles com a menor área de abertura e piores condições de ventilação natural. Pôde-se verificar que as com as propostas de intervenções, é possível obter uma significativa redução da intensidade do desconforto térmico para os ambientes analisados.
Entende-se que os diagnósticos realizados na ECIT contribuem para aprimorar as decisões de planejamentos futuros, além de detectar questões ligadas ao conforto térmico que interferem diretamente no desempenho da edificação. Dessa forma, compreendendo que a busca pelo conforto térmico deve ser uma constante em relação ao ambiente construído, acredita-se que a análise pode facilitar a inserção de estratégias efetivas para a melhoria da técnica construtiva utilizada na ECIT e para confirmar o potencial do uso de ventilação natural para proporcionar conforto.
"

Acesso ao documento

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910