UM MODELO DE OTIMIZAÇÃO DA POLÍTICA DE REABASTECIMENTO PARA TRANSPORTADORES RODOVIÁRIOS DE CARGA
Nome: AMILTON DIAS RODRIGUES JUNIOR
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 10/06/2011
Banca:
Nome | Papel |
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MARCO ANTONIO FARAH CALDAS | Examinador Externo |
MARTA MONTEIRO DA COSTA CRUZ | Orientador |
RODRIGO DE ALVARENGA ROSA | Examinador Interno |
Resumo: A administração do transporte é fundamental para a manutenção da competitividade das empresas visto que, o transporte, representa certa de 60% do custo logístico total. Sabe-se também, que o transporte no Brasil é altamente concentrado pelo modo rodoviário e que o maior gasto das transportadoras é com o combustível. Dentro desse contexto, a presente dissertação tem como objetivo propor o desenvolvimento de um modelo, com base nos conceitos de pesquisa operacional, que otimize o custo com combustíveis nas operações do transporte rodoviário de carga e que ajude na tomada de decisão sobre as escolhas das políticas de reabastecimento. Basicamente, este modelo consistirá em analisar a variação de preços existentes entre os postos de combustíveis em uma malha rodoviária e, com isso, definir a rota, os locais e as quantidades ideais de abastecimento de forma a reduzir o custo total. Portanto, para auxiliar no desenvolvimento do modelo, foram levantados os impactos dos custos de combustíveis no transporte rodoviário de carga e os principais trabalhos sobre otimização do custo de combustível existente na literatura. Acredita-se que este modelo irá auxiliar na redução de custos das transportadoras e, conseqüentemente, contribuirá para o aumento da competitividade das empresas.
Palavras-Chave: Logística, Transporte Rodoviário, Otimização, Modelagem de Redes, Reabastecimento de Veículos.