Avaliação do Ciclo de Vida de Agregados Reciclados Aplicados a Materiais de Construção Civil de Base Cimentícia
Nome: LUKAS BRUNO DAMÁZIO BELLO
Data de publicação: 28/05/2024
Banca:
Nome | Papel |
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DIEGO LIMA MEDEIROS | Examinador Externo |
JOAO LUIZ CALMON NOGUEIRA DA GAMA | Presidente |
RODRIGO DE ALVARENGA ROSA | Examinador Interno |
Resumo: A construção civil está sempre buscando formas de tornar os processos mais sustentáveis, assim os Agregados Reciclados (AR) emergem como uma solução para diminuir os impactos ambientais convertendo Resíduos da Construção e Demolição (RCD) em recursos. Contudo a produção de AR pode gerar impactos negativos ao meio ambiente devido ao consumo de energia, presença de contaminantes e consumo de combustível fóssil para transporte durante este processo. O objetivo geral da pesquisa é realizar uma Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) do uso de AR para a produção de materiais de construção civil à base de cimento, visando avaliar a influência do AR nos indicadores de impactos ambientais. Para avaliar e quantificar os impactos ambientais, a metodologia de Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) preconizada pela série ISO 14000 é utilizada em diversos estudos. Ao todo foram utilizados 24 traços para o uso do AR: em argamassas, blocos pré-fabricados, concretos sem fins estruturais, concretos com fins estruturais e concretos autoadensáveis. Foi utilizado o programa OpenLCA para o cálculo dos impactos ambientais por meio de 5 diferentes métodos de impacto. A produção de AR apresenta-se como solução viável ambientalmente em relação ao material referência desde que os impactos evitados pela reciclagem sejam contabilizados. O transporte de RCD é o principal responsável pelos impactos gerados pela produção de AR, além disso, mesmo com teores até 39% de impurezas em massa, o RCD ainda se apresenta com competitividade ambiental. O AR tem potencial para substituir o Agregado Natural (AN) em quase todos os cenários analisados. Deve-se, no entanto, levar em consideração os aspectos técnicos, considerando a perda de resistência eventual quando se aumenta os teores de substituição.