Avaliação em campo de estrutura de pavimento incorporando solo estabilizado com escória KR sujeita à carregamento com simulador HVS e comparação com previsões de desempenho segundo o novo método brasileiro de dimensionamento MeDiNa

Nome: DAIANA VALT NEPOMUCENO
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 28/03/2019
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
JAMILLA EMI SUDO LUTIF TEIXEIRA Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
JAMILLA EMI SUDO LUTIF TEIXEIRA Orientador
LUIS ALBERTO NASCIMENTO Examinador Externo
PATRÍCIO JOSÉ MOREIRA PIRES Coorientador
ROMULO CASTELLO HENRIQUES RIBEIRO Examinador Interno

Resumo: Técnicas de melhoramento de solos localizados próximos a locais de implantação de novos pavimentos se tornam cada vez mais necessárias, dada a escassez de recursos naturais com características técnicas adequadas e economia que pode ser obtida com a viabilização de materiais não nobres. Existe uma tendência de se buscar alternativas de estabilização com subprodutos de outras indústrias. Estudos utilizando escórias de aciaria como material cimentante têm ganhado notoriedade. Desse modo, o objetivo desse trabalho é mostrar o desempenho em campo de estruturas de pavimentos empregando solos argilosos estabilizados quimicamente com escória de dessulfurização e cimento Portland em camadas de base e sub-base. Para tanto, foram construídas duas pistas experimentais, fixando as espessuras das camadas constituintes e variando os materiais empregados nas camadas de sub-base, sendo uma pista (Pista 1) executada com solo estabilizado com escória KR e outra pista (Pista 2) executada com solo melhorado com cimento Portland. Os materiais utilizados nas construções de todas as camadas foram coletados e ensaiados em laboratório. As duas pistas experimentais em campo foram sujeitas a carregamento de tráfego repetitivo usando o simulador de tráfego móvel do tipo Heavy Vehicle Simulator (HVS). As avaliações de desempenho em campo incluíram deflexões usando Viga Benkelman, afundamento de trilha de roda (ATR) usando Treliça Metálica, microtextura e macrotextura do revestimento por meio de ensaios de Pendulo Britânico e Mancha de Areia e, por fim, análise visual da evolução da área trincada. Posterior as avaliações de campo, foi simulado no programa de Dimensionamento Nacional (MeDiNa) a estrutura construída para verificar o desempenho previsto e qual seriam as espessuras finais obtidas considerando os modelos propostos no MeDiNa, considerando o carregamento ao qual os trechos foram submetidos e as propriedades dos materiais empregados ensaiados em laboratório. Os resultados encontrados mostraram que a Pista 1, que utilizou a mistura de solo argiloso com adição de 20% de KR, apresentou resultados de desempenho tão bons quanto a mistura de solo arenoso melhorado com 3% de cimento Portland. Verificou-se que o programa MeDiNa apresentou previsões para a Pista 1 bem próximas aos valores de campo para ATR e fadiga. No entanto, as previsões para a Pista 2 foram subdimensionadas. Concluiu-se que ao utilizar em seu dimensionamento todas as características dos materiais das camadas do pavimento, principalmente o módulo de resiliência, o programa MeDiNa conseguiu dimensionar as pistas experimentais com espessuras das camadas reduzidas. A possibilidade de usar solução de solo-KR na aplicação de sub-base poderá trazer enormes economias para a construção de rodovias, já que é muito menos dispendioso do que outras soluções comumente usadas, como o cimento.

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