Desenvolvimento e Aplicação de um Plug-in para o Revit Visando a Verificação da Viabilidade Econômica de Soluções para a Economia de Água em Edificações Residenciais

Nome: ANDRÉ BARCELLOS FERREIRA
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 14/03/2019
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
JOÃO LUIZ CALMON NOGUEIRA DA GAMA Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
EDUMAR RAMOS CABRAL COELHO Examinador Externo
GEILMA LIMA VIEIRA Examinador Interno
JOÃO LUIZ CALMON NOGUEIRA DA GAMA Orientador
JORGE LEONID ACHING SAMATELO Coorientador
RICARDO FRANCI GONÇALVES Coorientador

Resumo: Este trabalho tem como objetivo fornecer aos projetistas uma solução, trazendo para a etapa de projeto a informação sobre a viabilidade econômica ou não do investimento adicional necessário à execução de um projeto com soluções racionais em relação ao uso da água em lugar de um projeto com soluções tradicionais. Considerará como soluções: reuso de águas servidas, aproveitamento de águas pluviais e utilização de dispositivos economizadores.

A viabilidade é verificada quando o período de retorno do investimento for menor do que a vida útil do sistema. A ferramenta desenvolvida busca determinar esse período, através de um modelo matemático criado com base nos valores de: vazões típicas de aparelhos; frequências de uso; perfis de consumo; gráficos de intensidades pluviométricas; médias de consumo per capita por região etc. Além disso, ela faz uso da tecnologia BIM (Building Information Modeling), condicionando seus resultados ao projeto da edificação na tecnologia, mais especificamente utilizando o software Autodesk Revit. O modelo, posteriormente, é transformado numa solução complementar ao software, um plug-in, que funciona ligado a ele, na mesma interface, fazendo uso de seus elementos e retornando a ele seus resultados.

O modelo matemático é criado com base em uma revisão bibliográfica completa sobre o tema, aproveitando paralelos com trabalhos semelhantes, e propondo novas abordagens em pontos específicos, fazendo uso de algo até então impensável, que é a utilização de dados específicos de cada projeto para a verificação, informados pelo próprio usuário ao utilizar o plug-in: localização, ano, número de moradores, número de carros, tamanho do quintal (caso haja) etc.

Este trabalho objetivou o desenvolvimento de uma ferramenta consistente para a verificação da viabilidade econômica de soluções racionais em relação ao uso da água em edificações residenciais unifamiliares (disponibilizada na forma de um plug-in para o Revit), mas também criar um modelo matemático, que pode ser explorado em outros contextos, por outros pesquisadores, expandindo o conhecimento acerca do tema.

Acesso ao documento

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910