Edital de Seleção PPGEC 001/2017 : Respostas às dúvidas dos candidatos

Encontram-se disponíveis as respostas às dúvidas dos candidatos para o Edital de Mestrado do PPGEC, Edital 001/2017 enviadas por email ao PPGEC até o dia 07/11/2017

 

Encontram-se disponíveis as respostas às dúvidas dos candidatos para o Edital de Mestrado do PPGEC, Edital 001/2017 enviadas por email ao PPGEC até o dia 20/10/2017.

 

 

(...) a prova do Certificado foi realizada em 2015, e no edital fala que são aceitos Certificados emitidos até 3 anos anteriores ao ano de 2017.

Resposta: Sim. Conforme item 2.4 parágrafo único serão aceitos certificados de até 3 anos anteriores ao ano de 2017.

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Em relação ao Edital 001 2007, gostaria de saber qual a nota da instituição (NI) atribuída a UFES.

Resposta: A Nota da Instituição para a UFES é 1,0.

Como minha graduação foi na UFES, preciso preencher a tabela do Anexo II referente ao cálculo do coeficiente de rendimento, ou posso adotar o valor do CR que consta no meu histórico da graduação?

Resposta: Sim. Conforme item 2.3 § 1º, o cálculo do coeficiente de rendimento deve ser preenchido por TODOS os candidatos.

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Posso utilizar, copia do formulário que esta no edital:

comprovante de inscrição e o de Solicitação de admissão

Resposta: Utilizar os documentos disponíveis no Edital.

 

Gostaria de saber de a comprovação documental do currículo Lattes que deve ir anexada ao mesmo, tem que ser os comprovantes originais da Universidade ou cópia. Porque só tenho uma declaração de cada, por exemplo das monitorias que já dei e  dos trabalhos apresentados na faculdade.

Resposta: Sim. Conforme item 2.3 – e) – Devem ser encaminhadas as cópias somente.

 

Em relação ao artigo publicado, imprimo a capa do artigo no site da revista e anexo ao currículo também?

Resposta: Sim. Conforme item 2.3 – e) somente a capa do artigo é suficiente.

 

Bom dia! Estou com dúvidas sobre os critérios para avaliação do currículo lattes dos candidatos ao programa de pós graduação em Engenharia Civil, no qual o item 4 - 4A) Publicações (pontos por trabalho publicado), nesse item serão aceitos somente trabalho completos ou também serão aceitos resumos?

Resposta: Não. O item 4 - 4A) Publicações trata somente de TRABALHOS COMPLETOS.

 

 

Eu realizei durante o curso de graduação um "minicurso de Matlab" para a instituição com o foco de ensino e introdução ao programa. Desta forma, este trabalho contaria em algo no meu currículo referente a pontual da planilha do programa, como no item "Área de atuação com atividades de ensino ".

Resposta: Não. O item 2 trata de pontuação como professor de curso de graduação.

 

 

Visto a necessidade, existiria a possibilidade de retificarem o edital e poder apresentar o teste de proficiência em Inglês, mesmo ele não atendendo ao valor mínimo por 2 pontos, o Toefl ITP, e num prazo especificado pela comissão, apresentar um novo teste com o valor mínimo necessário? 

Resposta: Não. O item 2.5. Caso o candidato possua outro teste TOEFL com pontuações maiores,  como o TOEFL ITP para leitura, por exemplo, este também será aceito.

 

Também não tenho o certificado de proficiência em Ingles pelo Nucleo de Linguas, nem do TOEFl, mas soube que "talvez" ainda dá tempo de eu tentar a prova. Mas antes de fazer esse investimento preciso saber se tenho alguma chance para concorrer a uma vaga, uma vez que não tenho um histórico de atividades acadêmicas.

Resposta: Não. Conforme item 2.4. A prova de inglês tem caráter eliminatório.

 

 

Estou com uma dúvida referente ao processo seletivo do programa de pós-graduação em engenharia civil. Em relação ao comprovante de língua inglesa (seção 2.4), caso o candidato não tenha realizado a prova de proficiência em língua inglesa pela UFES, o que será necessário a ser feito neste caso?. Dito isso, as provas para este ano de língua inglesa se encerraram, há alguma possibilidade de realizar a prova no prazo para a inscrição do metrado, ou só posso me inscrever no programa de pós-graduação ano q vem após a obtenção do certificado de língua inglesa?.

Resposta: Não. Conforme item 2.4. A prova de inglês tem caráter eliminatório.

 

Processo de Seleção de Estudante Estrangeiro

dirso rofino martins micano licenciado em engenharia civil, residente em angola, vem por meio desta requerer mais informação sobre vosso processo de selecção de estudante estrangeiro para o programa de mestrado em engenharia civil, e poder realizar realizar seu sonho de poder frequentar a vossa instituição.

Resposta: O processo seletivo é único para candidatos brasileiros ou estrangeiros.

 

 

No processo seletivo para ingresso no curso de mestrado em engenharia civil 2018 consta, no item 3 dos critérios para avaliação de currículo, pontuação para atuação profissional. Pergunto: o tempo em estágio é considerado ou a PPGEC não entende como atuação profissional?

 

Resposta: Sim, desde que devidamente comprovado.

 

1. No item 2.1 diz que posso escolher até duas linhas de pesquisa,  e já no Item 2.2, diz que devo indicar os temas para pesquisa com p uma ordem de prioridade de 1 a 3, devo selecionar também até dois? ou três?

 

Resposta: Você pode escolher até duas linhas de pesquisa e até três temas no total.

 

2. No item 2.3, referente aos documentos para a inscrição, as tabelas no excel referentes a pontuação do currículo e do cálculo do coeficiente de rendimento, posso enviar no excel mesmo? E quanto ao currículo Lattes, posso grampear todos os documentos?

 

Resposta: Sim, pode enviar a planilha em Excel e o currículo Lattes pode grampear todos os documentos.

 

3. No item 2.4 diz que o candidato deve apresentar certificado de proficiência em inglês, eu possuo o TOEFL ITP (463 PONTOS) na validade solicitada. Porém, este comprovante de proficiência não é pedido nos documentos de inscrição do item 2.3. E no item 2.4 diz também que este é eliminatório, então fiquei sem entender, afinal, devo enviar o comprovante de proficiência em inglês ou não?

 

Resposta: Sim, será aceito o TOEFL ITP, mas será verificada a pontuação de leitura.

 

4. Sou do Ceará, logo, vou enviar minha documentação por correio, assim que abrirem as inscrições. Devo enviar-vos um e-mail informando da minha forma de inscrição?

 

Resposta: Não há necessidade.

 

5. Devo enviar também a página 11 do PDF, que trata da relação dos formulários e  documentos para a inscrição?

 

Resposta: Sim.

 

6. Ainda sou estudante de graduação, com colação de grau prevista para dia 13/12/2017, posso enviar somente o histórico do meu curso ou devo enviar além dele, uma declaração de provável formando em 2017?

 

Resposta: Sim. Deve enviar o Certificado de conclusão da Graduação em 2017

 

7. Nas pontuações do currículo devo indicar tudo o que está no meu currículo Lattes, ou somente o necessário para eu atingir a pontuação máxima, que no meu caso será de 8,50?

 

Resposta: Recomendamos que sim.

 

8. Não coloquei as minhas monitorias no meu currículo Lattes, porém tenho declarações da minha universidade que podem comprovar que fui monitor, posso enviar somente estas declarações?

 

Resposta: Somente devem encaminhados os comprovantes que constam no currículo Lattes.

 

9. Em relação ao cálculo do coeficiente do rendimento, em meu histórico possuo uma disciplina com Média Final de 10, porém ela não é da minha matriz curricular, é de outro curso que fiz só por conhecimento mesmo, sua carga horária nem foi validade, então como devo fazer, devo incluí-la neste cálculo ou não? 

 

Resposta: Não. Somente serão computadas as disciplinas validadas no histórico.

 

10. Ainda em relação ao cálculo do coeficiente do rendimento, eu também tenho muitas disciplinas aproveitadas, que não tem nota, justamente porque aproveitei de outro curso. Então, não devo incluí-las neste cálculo também.

 

Resposta: Deve ser apresentado o histórico da outra instituição/curso com as outras notas.

 

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Tenho algumas dúvidas quanto ao edital. São elas:

 

1) Em relação ao sub-item 1.3, alínea a.3), alunos graduados em Licenciatura em Matemática podem concorrer à vaga na área em Transportes?

Resposta: sim

 

2) Em relação à pagina 14 do edital do Mestrado, os itens 02, 02.1 e 03 também NÃO devem ser preenchidos, pois estão sombreados?

Resposta: os itens 02, 02.1 e 03 DEVEM ser preenchidos pelo candidato.

 

 

3) Em relação ao sub-item 2.5, sobre os certificados de proficiência:

 

"[...] Caso o candidato possua outro teste TOEFL com pontuações maiores, como o TOEF ITP® para leitura, por exemplo, este também será aceito."

 

Qual o parâmetro para "pontuações maiores"? Em relação ao TOEFL - Test of English as Foreign Language, que necessita de uma pontuação maior que 15, o TOEFL - ITP na parte da leitura deve ser maior que 15 pontos para ele ser aceito?

Resposta: Caso o candidato possua outro teste TOEFL com pontuações maiores,  como o TOEFL ITP para leitura, por exemplo, este também será aceito. Para leitura.

 

4) Qual a diferença entre "Aluno Regular" e "Aluno Especial"?

 

Resposta: Conforme regimento PPGEC .

 

Aluno Regular: Art. 20º O aluno regular deverá matricular-se, no mínimo, em 04 (quatro) disciplinas por período, a não ser que já tenha completado o número mínimo de créditos para obtenção do título, quando deverá obrigatoriamente matricular-se na disciplina Dissertação de Mestrado, ou que esteja aproveitando créditos como aluno especial.

 

Aluno Especial: Art. 40 Os alunos especiais do PPGEC-UFES deverão atender aos seguintes critérios:

I. Frequentar pelo menos duas disciplinas didáticas por semestre;

II. Para a passagem de especial para regular o aluno especial deverá ter concluído todos os créditos e ter sido aprovado no Exame de Qualificação;

III. Ser aprovado em todas as disciplinas que cursar. A reprovação em qualquer disciplina implicará em imediato desligamento e em impedimento de passagem para aluno regular;

IV. O período máximo de aproveitamento de disciplinas cursadas como aluno especial é de 4 semestres letivos consecutivos anteriores à ocasião da passagem para aluno regular;

V. Após entrada como aluno regular do PPGEC-UFES o aluno terá um prazo máximo de 12 meses para defender a dissertação, a contar da data de matrícula como aluno regular. O descumprimento desse requisito implica em imediato desligamento do aluno no Programa.

 

Maiores informações acesse o Regimento interno do PPGEC: http://www.civil.ufes.br/sites/engenhariacivil.ufes.br/files/field/anexo/regimento_interno_ppgec.pdf

 

 

 

Sou aluno com formação prevista para dezembro de 2017 do curso de Engenharia de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto. Eu tenho interesse no mestrado acadêmico na área de Interação Solo-Estruturas, porém gostaria de saber se minha área de formação contempla estas vagas. 

Resposta: Conforme 1.4 item b, página 02 do Edital, candidatos com outros cursos de graduação plena poderão se inscrever condicionados à aprovação pelo Colegiado do PPGEC.

 

Uma outra dúvida que eu tenho é em relação a nível de inglês, qual é a nota minima exigida para o teste Toefl ITP?

Resposta: A nota mínima do Toefl ITP é de 45 pontos. Para leitura.

 

Se por ventura eu optar por fazer o teste de inglês no Centro de Línguas da Ufes, qual a data de inscrição e onde eu encontro mais informações sobre?

Resposta: a inscrição ocorreu no período de 01 a 12/09/2017

 

 

 

Sou candidata a concorrer a vaga de mestrado em engenharia civil. Farei minha inscrição por correspondência e gostaria de sanar duas dúvidas, se possível. 

 

1 - Estou cursando o último semestre de engenharia civil e farei minha inscrição usando o histórico escolar. Gostaria de saber se no preenchimento da planilha do cálculo do coeficiente de rendimento devo colocar somente as disciplinas do semestre passado, visto que as disciplinas deste semestre ainda não foram finalizadas, portanto não tenho a média final das mesmas. 

Resposta: sim, somente as disciplinas dos semestres concluídos.

 

2 - A pontuação do currículo deve ser calculada pelo próprio candidato?

Resposta: sim, conforme anexo II Critérios de Avaliação do Currículo na planilha específica.

 

 

 

Estou preenchendo os anexos para me inscrever no mestrado, mas surgiram algumas dúvidas e eu gostaria de saber se poderiam me ajudar.

 

1) Durante meu curso na UFES, tive aproveitamento de disciplinas em dois momentos: no início do curso, quando aproveitei disciplinas que já havia cursado em outra faculdade, e no final do curso, com as disciplinas que cursei no intercâmbio. Essas disciplinas constam sem nota no meu histórico. Devo colocá-las no cálculo? Se sim, envio junto o histórico das outras universidades?

Resposta: sim, as disciplinas devem ser incluídas no cálculo, sendo necessário o envio do histórico das outras universidades.

 

 

Faço equivalência de notas com a universidade francesa, cujas notas iam de 0 a 20?

Resposta: sim, as notas das disciplinas devem ter a equivalência de 0 a 10, sendo necessário o envio do histórico da universidade.

 

 

E o que fazer quando eu usei duas matérias de outra universidade para aproveitar uma na UFES?

Resposta: apresentar a média das duas disciplinas destacando qual disciplina equivalente da UFES, sendo necessário o envio do histórico das outras universidades.

 

 

2) Quando fui monitora, fui por cerca de 8 meses (maio a dezembro). Não comecei no início de um semestre. Posso colocar 2 semestres no anexo IIa, visto que foi mais do que um?

Resposta: Não, conforme item 4F do anexo II, a pontuação é por semestre concluído.

 

Observações: no anexo I, a data de vencimento da GRU está para 2/11/2016 e no RESUMO, consta que as inscrições começam dia 06/10, enquanto no texto estão previstas para o dia 09/10.

Agradeço a atenção e fico no aguardo.

Resposta: alterar a data de vencimento da GRU para 21/11/2017

 

 

 

Gostaria de tirar uma dúvida sobre o processo seletivo.

 

Entrando em contato com o Centro de Línguas, fui informada de que a aplicação de provas de proficiência do ano de 2017 já se encerrou. 

Como tenho o intuito de me candidatar ao processo seletivo para o mestrado 1/2018, seria possível aguardar a próxima aplicação da prova de inglês?  

Resposta: Não. A proficiência em inglês é eliminatória no processo seletivo.

 

Ou só será possível que eu me candidate às vagas da engenharia para o segundo semestre de 2018?

Resposta: Não. O PPGEC não oferece vagas para o segundo semestre.

 

 

 

Estou com uma dúvida para inscrição no processo seletivo do mestrado 2018.

Fiz minha graduação pela FAESA, porém para adiantar, cursei algumas disciplinas em outras faculdades onde elas apresentavam mesma carga horaria e ementa, sendo dispensada posteriormente fazendo o aproveitamento da mesma, assim, no meu histórico emitido pela FAESA, que é onde colei grau, consta nas disciplinas cursadas nas outras instituições a situação como dispensado. Minha dúvida, para o cálculo do coeficiente de rendimento (CR), uso só as disciplinas cursadas na FAESA? (São as que constam as notas no histórico). Ou devo usar todas as disciplinas cursadas (FAESA e outras faculdades) e anexar todos os históricos das outras faculdades?

Resposta: sim, As disciplinas devem ser incluídas no cálculo, sendo necessário o envio do histórico das outras universidades.

 

gostaria de saber como devo proceder para apresentar recurso quanto a um item do edital nº 001/2017 – PPGEC. 

Resposta: Verificar o item 07 do edital.

 

(...), 3 disciplinas da graduação eu cursei no Ifes, no curso de engenharia metalúrgica. Assim, no meu histórico da Faesa (onde me formei em eng de Produção) não consta a nota em 3 disciplinas, como pode ver nas fotos do histórico. Dessa forma, a minha dúvida é se preciso solicitar no IFES o histórico dessas três disciplinas ou posso realizar o cálculo do coeficiente de rendimento, como manda o edital, desconsiderando essas 3 disciplinas?

Resposta: As disciplinas devem ser incluídas no cálculo, sendo necessário o envio do histórico das outras universidades.

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