Apresentação

Bem-vindo ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil (PPGEC) da Ufes

  • A criação dessa linha de pesquisa visa contemplar uma demanda constante no PPGEC no sentido de realizar pesquisas avançadas e aprofundadas dos principais mecanismos de deterioração das edificações, avaliar quais os fatores de danos causadores de manifestações patológicas em edificações e a proposição de técnicas de recuperação e reabilitação de edificações degradadas. Dessa forma, a linha de pesquisa de Patologia das Construções possibilitará identificar, diagnosticar e propor as soluções mais adequadas para edificações degradadas, bem como atuar no desenvolvimento de técnicas e metodologias investigativas na solução de problemas patológicos nas edificações.

  • Inclui pesquisas relacionadas à sustentabilidade na construção, visando desenvolver soluções com impacto ambiental reduzido, com os seguintes tópicos: reduzir o consumo de recursos naturais na construção civil, diminuindo a extração de matérias-primas por meio da utilização de materiais alternativos; e reutilizar recursos, empregando o conceito de economia circular na construção civil por meio do uso de resíduos, coprodutos e subprodutos.

  • Inclui pesquisas relacionadas a avaliação do ciclo de vida de produtos e processos na construção civil; estudo da durabilidade das propostas alternativas e sustentáveis adotadas; desenvolvimento de projetos de edificações e de engenharia civil, utilizando-se metodologias de avaliação de desempenho ambiental para materiais e/ou processos dentro da cadeia construtiva; aplicação de ferramentas e processos que possam gerar impactos positivos nas construções, como: aumento da vida útil das estruturas com uso de novos materiais incorporados nas matérias-primas, melhoria no desenvolvimento de novos materiais e componentes construtivos, incorporação de novas metodologias e processos construtivos que possam gerar benefícios aos projetos de engenharia, eficiência energética, transferência de tecnologia acerca dos novos materiais desenvolvidos, validação de modelos de certificação de produtos e sistemas construtivos.

  • Abrange pesquisas relacionadas à análise estrutural e ao estudo do comportamento mecânico e térmico de estruturas sob a ação de carregamentos estáticos, dinâmicos e excepcionais como incêndio, por meio de simulação computacional, ensaios laboratoriais e avaliações in loco, tendo como premissas básicas a segurança, a durabilidade, o desempenho e o baixo impacto ambiental. São estudados sistemas estruturais em aço, madeira, concreto ou mistos considerando o comportamento linear e não-linear (geométrico ou físico) das estruturas e a interação solo-estrutura. Técnicas de análise e otimização são implementadas na busca por sistemas estruturais que interajam da melhor forma possível com o meio ambiente, reduzindo a utilização de recursos naturais e a geração de resíduos.

  • Inclui estudos avançados relacionados a fundações, taludes, barragens, contenções, aterros, ensaios de campo e laboratório e ainda estudos das propriedades geotécnicas (hidráulicas e mecânicas) de solos (saturados e não-saturados) naturais estabilizados e, sua interação com o meio ambiente bem como a análise e desempenho de estruturas geotécnicas sustentáveis. Inclui também estudos relacionados à geologia de engenharia e ambiental, geotecnia experimental, coprodutos siderúrgicos em obras de geotecnia.

Desde a sua criação até os dias atuais, são 347 (trezentos e quarenta e sete) mestres titulados pelo PPGEC. Somente no quadriênio 2017 a 2019, 125 (cento e vinte e cinco) diplomas de mestre foram emitidos, número superior ao registrado no quadriênio 2013 a 2016 de 87 (oitenta e sete) mestres titulados. Pode-se afirmar que o PPGEC está consolidado em relação à formação de recursos humanos. No quadriênio de 2017 a 2020, o PPGEC apresentou expressiva produção bibliográfica de artigos em periódicos científicos qualificados. O número total de artigos publicados pelos docentes em periódicos é 133 (cento e trinta e três), 33 artigos em 2017, 37 artigos em 2018, 31 artigos em 2019 e 32 em 2020. Vale ressaltar que no quadriênio anterior, 2013 a 2016, o corpo docente do PPGEC publicou 91 (noventa e um) artigos em periódicos. A crescente elevação no número de publicações mostra que o PPGEC está consolidado em relação à produtividade científica.

O PPGEC, por meio das atividades de pesquisa e ensino, promove o conhecimento de temas relacionados às suas duas áreas de concentração, contribuindo para o avanço científico e solução de problemas regionais, nacionais e internacionais, além de fomentar a capacitação de novos professores, profissionais da iniciativa privada e pesquisadores que são em sua maioria absorvidos pelas universidades, institutos, faculdades e empresas locais, nacionais e internacionais.

O PPGEC após sua última avaliação realizada no quadriênio 2013-2016 implementou várias ações relevantes, visando seu aprimoramento pedagógico, incremento na produção científica, e internacionalização e visibilidade do programa. No que se refere a condução do programa tem-se:
1. Planejamento estratégico. Após divulgação da última avaliação quadrienal, o colegiado do PPGEC reuniu-se com o objetivo de analisar os itens avaliados e gerar discussões internas para a elaboração do planejamento estratégico. Assim foram efetuadas reuniões informativas e de motivação dos docentes, com apresentação de diagnóstico e estratégia para publicações mais qualificadas. O PPGEC elaborou um plano de ações para o quadriênio 2017 a 2020, com metas e objetivos, tendo como meta principal a ascensão do programa junto à Capes, com vistas a melhorar o conceito Capes do programa. Este plano passou a ser a base das ações coordenadas e integradas dos membros do PPGEC. Em 2019 foi criada a comissão de planejamento estratégico do PPGEC que consolidou um plano de ações de curto, médio e longo prazo para o quadriênio 2017-2020.
2. Autoavaliação. Em 22 de junho de 2020, o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil (PPGEC) aprovou a criação de sua Comissão de Autoavaliação (CAA), que conta com a participação de 5 (cinco) docentes permanentes, 1 (um) discente, 1 (um) egresso e 1 (um) técnico administrativo em educação. Ao longo do segundo semestre de 2020, essa comissão se reuniu regularmente para definição de objetivo, estratégias de abordagem e método, elaboração da Proposta de Autoavaliação e de um diagnóstico preliminar. O relatório da CAA e a proposta de Autoavaliação foram apresentados e aprovados pelo PPGEC, em 8 de fevereiro de 2021, quando também foi constituída a comissão para sua implantação. O documento contendo a Proposta de Autoavaliação e uma síntese dos principais avanços identificados no quadriênio 2017-2020, bem como uma cópia da apresentação realizada no PPGEC, podem ser acessados no link https://drive.google.com/drive/u/1/folders/1Gp_JLzHqwWB495tYVX_cGzSxWmUN....
3. Produção científica direcionada. A produção científica do PPGEC apresentou significativo incremento tanto em quantidade quanto em qualidade, resultado de esforço conjunto dos discentes e docentes, direcionado para publicação em periódicos científicos qualificados (Qualis vigente estrato B1, B2, A1 e A2). Observou-se um aumento de 46% na quantidade de artigos publicados no quadriênio atual em relação ao anterior (133 artigos no quadriênio 2017 a 2020 contra 91 artigos no quadriênio 2013 a 2016). Adicionalmente, nota-se uma melhora na qualidade das publicações considerando que houve um aumento de 94% de publicações em periódicos estrato A (Qualis vigente B1, B2, A1 e A2) do quadriênio 2017 a 2020 em relação ao anterior (99 artigos no quadriênio 2017 a 2020 contra 51 no quadriênio 2013 a 2016).
4. Internacionalização do programa. O processo de internacionalização do programa avança em consonância com a política universitária da UFES. Destaca-se que em 2011 foi criada e consolidada na UFES a Secretaria de Relações Internacionais (SRI-UFES), responsável por formular a política de internacionalização da universidade, e por promover e expandir a sua atuação internacional. Apoiado por esta secretaria, o PPGEC busca induzir e consolidar a internacionalização do programa com estabelecimento de 1) ações de mobilidade acadêmica, 2) estabelecimento de acordos e parcerias, 3) divulgação para aumento da visibilidade do programa no âmbito internacional e 4) ações com perspectiva de interferir no estado da arte. Há vários docentes que possuem relacionamento com pesquisadores de relevantes instituições internacionais, localizadas nos países Estados Unidos, França, Portugal, Austrália, Suíça, Espanha, Alemanha, Áustria, Bélgica, Canadá, República Theca, Korea, Holanda, Nova Zelândia, Noruega, Eslovênia e Reino Unido. Acredita-se que o fortalecimento destes relacionamentos sejam o ponto de partida para o intercâmbio e formalização de acordos e parcerias e o fomento à produção científica em coautoria com pesquisadores de instituições estrangeiras. O PPGEC vem adotando como estratégia para o estabelecimento de parcerias o envio de pesquisadores ao exterior para estágios de curta ou longa duração. No quadriênio 2017 a 2020, dois docentes participaram de estágio pós-doutoral, dos quais um nos Estados Unidos e outro na França, com contemplação de bolsa de pós-doutorado no exterior da CAPES. Como resultado imediato, cita-se a participação de membro externo de instituição estrangeira em banca de mestrado, com dissertação e apresentação oral feitas em inglês e cooperação em artigo científico em periódicos importantes com reconhecida qualidade técnica, como a Construction and Building Materials (Qualis A1) e edição especial da Transportation Geotechnics (Qualis A2) dando visibilidade aos avanços conseguidos pelo programa no desenvolvimento científico com impacto no estado da arte no cenário global.
5. Visibilidade do programa. A visibilidade do PPGEC foi incrementada por meio do estímulo a participação dos docentes em congressos nacionais e internacionais que indiretamente promoveu a melhoria do perfil de publicações qualificadas. Também, através do estabelecimento de parcerias com indústrias, houve uma maior disseminação das pesquisas em andamento no PPGEC junto a órgãos e associações locais, nacionais e internacionais, aumentando também a prática de apresentação de seminários e palestras para público-alvo da indústria. Além disso, pode ser destacada a participação significativa dos docentes em veículos de comunicação da mídia impressa e digital.
5. Regularização de entrada e saída de discentes. No quadriênio 2017 a 2020, a entrada anual de alunos foi de 27, 20, 18 e 30 nos anos de 2017, 2018, 2019 e 2020 respectivamente, totalizando 95 (noventa e cinco) novos alunos no quadriênio. Neste mesmo período foram defendidas 125 (cento e vinte e cinco) dissertações de mestrado. Ressalta-se que no período de 2013 a 2016, o PPGEC teve um total de 103 (cento e três) alunos ingressantes e um total de 87 (oitenta e sete) defesas dissertações de mestrado. A comparação do quadriênio atual com o anterior indica melhoria do fluxo de estudantes devido à regularização do número de discentes, às defesas realizadas e ao aperfeiçoamento dos editais de seleção.
6. Estabelecimento de critérios de credenciamento e permanência de docentes do PPGEC. Em 2018, visando complementar e atualizar o regimento interno, foi elaborada uma resolução específica para tratar das regras de permanência ao quadro de docentes permanentes do PPGEC, a saber, resolução Nº 01/2018 disponível em https://engenhariacivil.ufes.br/pt-br/resolucao-de-permanencia-de-profes.... A resolução Nº 01/2018 prescreve a produção de planilhas anuais com as informações individuais da produção de cada docente visando acompanhar e auxiliar os docentes na produção acadêmica para discussão e acompanhamento da evolução dos indicadores da CAPES. De posse dessas planilhas, a lista de docentes que compõem o quadro de permanente do PPGEC passou a ser avaliada e atualizada anualmente conforme o índice de produção qualificada dos docentes. O índice é calculado com base na média móvel do quadriênio das publicações em periódicos qualificados de estrato A1 a B2. A resolução Nº 01/2021, também disponível em https://engenhariacivil.ufes.br/pt-br/resolucao-de-permanencia-de-profes..., consiste em uma revisão pontual de alguns dos critérios estabelecidos na resolução Nº 01/2018 e foi deliberada em março de 2021. Deve-se ressaltar que a elaboração das resoluções de critérios de credenciamento e descredenciamento de docentes permanentes foi realizada por uma Comissão de docentes, denominada Comissão de Critérios de Credenciamento e Permanência. Os docentes desta comissão foram designados em reunião de colegiado. Essas medidas foram adotadas para estimular a melhoria das publicações anuais pelos docentes em conjunto com os discentes.
7. Estímulo a capacitação continuada. O PPGEC tem ao longo dos anos formado mestres em Engenharia Civil que atuam no Espírito Santo tanto no setor industrial como também na área acadêmica. Muitos dos discentes titulados deram continuidade à sua formação realizando cursos em Programas de Doutorado. As instituições de ensino superior do Espírito Santo têm absorvido os egressos do PPGEC, ressaltando-se que vários professores do Departamento de Engenharia Civil da UFES realizaram seus cursos de mestrado no PPGEC.

O programa tem sua sede em Vitória-ES, oferecendo o curso de Mestrado em Engenharia Civil desde 1997 e mantém um perfil de qualificação acadêmica atestado pela CAPES, tendo recebido conceito 4 na última avaliação.

O programa já formou 348 mestres e conta com 63 alunos regularmente matriculados, todos no mestrado.

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