Desenvolvimento de modelos didáticos e softwares para ensino de estruturas

Resumo: Em cursos de graduação em engenharia civil, particularmente na área de estruturas, é indispensável que alunos aprendam não apenas com base no que leem e veem em livros, mas também com base em experimentação, em visualização de interações de objetos reais, etc. Para isso, uma atividade complementar à visita a laboratórios é o uso ou a construção de protótipos e modelos reais, em pequena escala, por parte dos alunos. Modernamente, a utilização cada vez mais difundida de impressoras 3D tem dado acesso a mais pessoas à criação de peças complexas de modo simples e caseiro. Por isso, impressoras 3D são uma ótima ferramenta para auxiliar na criação de modelos didáticos para ensino e aprendizado. Também os smartphones, que têm um alcance massivo na população, tornaram-se um ótimo caminho para permitir acesso a alunos à visualização de animações interativas relacionadas ao aprendizado de tópicos relacionados ao ensino de estruturas. Conceitos mais abstratos, que envolvem a visualização de transformações de curvas, tensões, deformações, entre outros, não são apropriados para a construção de modelos, mas são ideais para implementação em aplicativos de smartphones e dispositivos móveis. Este projeto de pesquisa visa desenvolver estudos sobre modelos específicos de mecânica dos sólidos para em seguida partir à concepção, projeto e desenvolvimento de modelos didáticos elaborados, de alta qualidade e complexidade, usando impressora 3D em conjunto com materiais e peças comuns e também de aplicativos didáticos com animações e alto grau de interatividade.

Data de início: 2019-05-20
Prazo (meses): 24

Participantes:

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Coordenador Rodrigo Silveira Camargo
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