Planejamento do Fluxo Logístico Portuário CODESA Espírito Santo

Resumo: Partes importantes do planejamento de qualquer atividade são o monitoramento e a avaliação do desempenho, que permitirão criticar processos implantados e identificar oportunidades para melhorias contínuas.
Hoje, há uma grande dificuldade em se identificar, baseando-se em indicadores chaves de desempenho, ineficiências no desempenho logístico e, consequentemente, preparar propostas de aprimoramento que possam refletir em eficiência logística.
Esse monitoramento envolve todo o fluxo logístico de movimentação de cargas no porto, o que está umbilicalmente ligado à eficiência da movimentação das embarcações e das operações de acesso, carga e descarga, além da eficiência dos serviços de apoio que afetam a fluidez dessa movimentação.
Acompanhamento e análise da estadia das embarcações no porto, acessos de veículos aquaviários, rodoviários e ferroviários, níveis de estoque e capacidades estáticas e dinâmicas de armazenagem, operações de carregamento e descarregamento de veículos, abastecimento de combustíveis, movimentações de cargas nos pátios de armazenagem, dentre outros, fazem parte do monitoramento em tela.
Atualmente, já existe um conjunto de sistemas de informação que podem ser utilizados para esse monitoramento, como o CODESA Online, Porto sem Papel, PORTOLOG (em plena implantação), Sistema de Gerenciamento do Tráfego de Navios – VTMIS, dentre outros, que podem servir para montagem de um importante centro de controle, com avaliação em tempo real do desempenho portuário.
Ainda sobre sistemas, é preciso identificar parcerias com a comunidade portuária, que auxilie no incremento de informações e de inteligência ao processo portuário, bem como possibilite o uso dessas informações para a melhoria do desempenho dos clientes do Porto.
De forma clara e objetiva, este projeto de trabalho referente ao planejamento do fluxo logístico portuário busca aprofundar e aprimorar as práticas e conhecimentos sobre indicadores portuários e seu monitoramento, tanto os já praticados quanto aqueles que podem contribuir para o melhoramento das atividades de acompanhamento portuário da CODESA. Portanto, será feita a busca de informações nos sistemas corporativos utilizados pela CODESA, assim como nos sistemas da rede da cadeia logística portuária do Espírito Santo.

Data de início: 2019-01-04
Prazo (meses): 24

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Coordenador Marta Monteiro da Costa Cruz
Pesquisador Daniel Farinelli Leite
Vice-Coordenador Anilton Salles Garcia
Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910