Modelo de otimização para apoio da política de reabastecimento para transportadores rodoviários de carga.

Resumo: A administração do transporte é fundamental para a manutenção da competitividade das empresas, visto que o transporte representa cerca de 60% do custo logístico total. Sabe-se também, que o transporte no Brasil é altamente concentrado pelo modo rodoviário e que um dos maiores custos das transportadoras é com o combustível.

Dentro desse contexto, este projeto tem como objetivo desenvolver um aplicativo computacional baseado em um modelo, com base nos conceitos de pesquisa operacional, que minimize o custo com combustíveis nas operações do transporte rodoviário de carga e que ajude na tomada de decisão sobre as escolhas das políticas de reabastecimento.

Basicamente, este modelo consiste em analisar a variação de preços existentes entre os postos de combustíveis em uma rede
rodoviária e, com isso, definir a rota, os locais e as quantidades
ideais de abastecimento de forma a reduzir o custo total do consumo de combustível em todo o percurso. Portanto, para auxiliar no desenvolvimento deste modelo, foram levantados os impactos dos custos de combustíveis no transporte rodoviário de carga e os principais trabalhos sobre otimização do custo de combustível existente na literatura.

Observou-se que este modelo pode auxiliar na redução de custos das transportadoras e, conseqüentemente, contribuir para o aumento da competitividade das empresas.

Este projeto será financiado pelo Instituto de Transporte e Logística (ITL)

Data de início: 2014-06-01
Prazo (meses): 24

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Aluno Mestrado Luciano Marques Reduzino
Aluno Mestrado Henrique Lugon Ferreira Silva
Coordenador Marta Monteiro da Costa Cruz
Transparência Pública
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