Aplicação do método de aprendizagem baseada em problemas no ensino de Graduação e de Pós-Graduação em Engenharia

Resumo: A presente pesquisa tem por objetivo a apresentação e discussão de um estudo de caso de aplicação do método Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) de forma adaptada em disciplinas de Graduação e Pós-Graduação dos cursos de graduação em Engenharia Ambiental e de Mestrado em Engenharia Civil da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Neste estudo de caso, o método ABP adaptado é utilizado em uma disciplina isolada, no caso a disciplina de Ciência dos Materiais, desde 2009. Os grupos de estudo são constituídos por 2 estudantes, com responsabilidades compartilhadas, não havendo as figuras de líder, redator e porta-voz. A dupla deve apresentar a solução do problema em produtos variados, como seminários escritos, apresentações orais ou ambos, bem como outros exercícios e testes. A avaliação de desempenho destes produtos é feita pelos estudantes e pelo docente, sem auto-avaliação. Também são aplicados exercícios individuais e testes em sala de aula para a avaliação da aprendizagem do conteúdo teórico. Espera-se que o método seja reconhecido como uma ferramenta importante que poderia ser adotada em variadas disciplinas do curso, visto que o perfil do engenheiro requer a busca de solução para problemas práticos e que o método contribui significativamente para construção dessa forma de pensar e agir.

Data de início: 2012-01-02
Prazo (meses): 24

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Coordenador Maristela Gomes da Silva
Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910