Cargas Reais de Tráfego atuantes em pontes e viadutos

Resumo: A questão de que valores e distribuição de cargas a considerar nas pontes é primordial. As diversas normas nos vários países determinam valores de cargas a serem considerados com base nas suas particularidades de tráfego.

No Brasil, esta questão surge na década de 1940 com a publicação da norma NB-1 que tratava do cálculo de estruturas de concreto armado, e posteriormente de outras normas que a complementariam, entre elas a NB-6: Cargas Móveis em Pontes Rodoviárias. Esta norma estabelecia como cargas máximas em rodovias 120, 240 e 360 kN para as rodovias de classe I, II e III, respectivamente. As cargas são consideradas através de trens-tipo idealizados que não refletem a realidade dos veículos passantes nas obras, seja em relação a carga por eixo, seja em relação à distribuição de eixos. Tais trens-tipo são idênticos aos considerados nas normas alemãs da época.

O notável crescimento do Brasil no período das décadas de 1960 e 1970 possibilitou a ampliação da malha rodoviária nacional, o que consequentemente trouxe a construção de milhares de obras-de-arte que foram projetadas pela NB 6, norma em vigor na época.

Em 1984 é publicada a norma NBR 7188: Cargas Móveis em Pontes Rodoviárias e Passarelas para Pedestres, substituindo os trens-tipo de 240 e 360 kN por 300 e 450 kN, respectivamente. No entanto foi mantida a distribuição de eixos, continuando assim a não refletir a realidade do tráfego existente nas rodovias nacionais. Esta norma segue em vigor até os dias de hoje

Deste modo, o projeto de obras-de-arte leva em conta cargas convencionais que não refletem a realidade seja em relação às cargas por eixo, bem como em relação à distribuição de carregamentos.

Data de início: 2010-09-01
Prazo (meses): 24

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Coordenador Lorenzo Augusto Ruschi e Luchi
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